terça-feira, 24 de março de 2009

MISSA DO 4º DOMINGO DA QUARESMA - RESUMO DA HOMILIA


O Evangelho deste domingo nos traz o diálogo de Jesus com Nicodemos:

“Pois Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas que tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”.

O Padre Rodrigo nos falou sobre a importância de termos em nós a luz de Deus.

Deus não enviou seu filho para condenar, mas para salvar. Queria que a luz que vem de Cristo iluminasse, conduzindo a todos pelo bom caminho.

Ao nos aproximar de Jesus acabamos por enxergar as nossas fraquezas e tudo o que nos escraviza, nos seduz e nos aprisiona na escuridão. Diante desta realidade é que nós mesmos fazemos a opção pela mudança e conversão.

Jesus com seu exemplo de vida e a forma como se posicionava diante das situações dava testemunho de que a luz de Deus estava nele.

Ninguém muda ninguém, mas aquele que caminha na luz, deve ser fonte de esperança para aqueles que anseiam por mudança.

Não somos um auxílio oportuno quando impomos uma mudança ao outro. Seria como acender uma lanterna no rosto do outro, desta forma só fazemos assustar e distanciar as pessoas da direção de Deus.

Sejamos atentos e percebamos em nossas vidas qual a treva que há em cada um de nós. Por qual janela, a do medo, do egoísmo, da vaidade, da ganância, da auto-suficiência, a escuridão tem penetrado o nosso ser, impedindo-nos de viver a plenitude da graça de filhos de Deus.

Buscar seguir o caminho que Jesus nos ensinou através da prática dos seus mandamentos e, sobretudo do amor, certamente nos levará a uma vida plena e de muita luz!


RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!