terça-feira, 17 de março de 2009

ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO NA DIOCESE DE LORENA

Abrimos este domingo, em nossa Catedral o Ano Catequético.
Com a presença em massa dos nossos catequistas (cerca de uns 400 presentes), junto com nosso Bispo Diocesano Dom Beni (o primeiro responsável pela catequese na diocese) vivenciamos esse momento celebrativo em sintonia com o que a Igreja no Brasil está vivendo.

O primeiro ano catequético aconteceu em 1959, e já naquela época começávamos a repensar a ação catequética e evangelizadora.

Cinquenta anos depois a Igreja nos propõe novamente esse tempo forte: um ano para novamente repensarmos nossa catequese, para torná-la mais bíblica, evangelizadora e encarnada na realidade local.

Não podemos nos esquecer de um passo importante que exaltamos ao olhar para trás nos últimos cinquenta anos: o texto da CNBB de 1983 Catequese Renovada, que surgiu como resposta à necesidade de renovação do conteúdo da catequese(fruto de ampla movimentação nacional) e foi um marco para a vida da Igreja; e ainda há pouco o Diretório Nacional da Catequese, aprovado por unanimidade pelos bispos na 43a. Assembléia Geral da CNBB (o diretório é a síntese da ampla movimentação catequética desses últimos 50 anos).

Desse modo, esperamos que após esse ano catequético, venham também novas perpectivas para nossos tempos em constante mudança.

PRÓXIMO EVENTO IMPORTANTE: dia 28 de março de 2009 (sábado) - abertura do Ano Catequético do Regional Sul 1 da CNBB na Basílica de Aparecida a partir das 8h da manhã. Nossos coordenadores das paróquias estarão lá.

NAS PARÓQUIAS A ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO DEVE ACONTECER NO DIA 19 DE ABRIL. Cada coordenador já levou sua vela abençoada pelo bispo nesse último domingo. Agora é "incendiar" as comunidades com iniciativas a altura de importante momento na vida da nossa Igreja.

No dia 04 de outubro de 2009 novamente todos os catequistas da diocese se encontrarão no auditório S.Paulo, na Canção Nova em Cachoeira Paulista, para uma ASSEMBLÉIA DIOCESANA. Onde além do tema do Ano Catequético, discutiremos a proposta de Dom Beni da escolha de um material "básico" a ser usado em todas as paróquias para a preparação para a Eucaristia e Crisma.


PADRE RODRIGO FERNANDO ALVES
PÁROCO DA PARÓQUIA N. SRA. APARECIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!