terça-feira, 31 de março de 2009

RESUMO DA HOMILIA DE DOMINGO - 29.03.2009


O Padre Rodrigo nos convida a refletir sobre “assistir” ou “participar” deste momento que deveria ser para todos os cristãos, um período de participação plena na vida da igreja, a Semana Santa.

Ao participar da Semana Santa, estaremos nos aproximando de Cristo e conhecendo-O melhor e mais profundamente.

Hoje o Evangelho de João narra as seguintes palavras de Jesus: “Agora, sinto-me angustiado. Que direi? Pai livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai glorifica o teu nome!” Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

Neste Evangelho, Jesus se mostra muito próximo de nós, quando revela sua condição humana de medo e de angústia. Recorre ao Pai numa simples oração e o Pai lhe responde.

Vivemos num mundo onde a sociedade descrimina, julga e condena todos os que demonstram seus sentimentos. Sentimentos muitas vezes como esses, de angústia e medo. Ninguém foi mais forte e corajoso que Jesus em toda história da humanidade, portanto estar angustiado não é demérito nem sinônimo de pessoas fracas, muito pelo contrário, é preciso ser forte para viver em tudo as escolhas que fazemos.

Participou em tudo em nossa humanidade, menos no pecado. Esta realidade nos faz mais próximos de Jesus, diminui a distância entre Deus e os homens.

Devemos fazer nossas escolhas e sermos inteiros e participantes em sua totalidade. Não podemos correr o risco de “assistir” um filho crescer ou um casamento se acabar, como se isso não fosse, se não, nossa própria vida. É preciso comprometimento, participação de nossa parte nas escolhas que fazemos, somente desta forma podemos mudar o curso das coisas e nos realizar plenamente na vida.

Ser cristão significa participar da vida de Cristo e deixar Cristo participar em tudo em nossas vidas. Viver a Semana Santa irá proporcionar àqueles que conhecem a história de Jesus, conhecer o Jesus da história.

RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!