sexta-feira, 20 de março de 2009

QUINTA-FEIRA - 19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ - RESUMO DA HOMILIA


Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus que é chamado Cristo.
A origem de Jesus Cristo foi assim: - Maria sua mãe estava prometida em casamento a José e antes de viverem juntos ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José seu marido era justo e não querendo denunciá-la resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso eis que um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “- José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.”
Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
(Início do evangelho de S. Mateus)

Hoje é como se fosse domingo para a Igreja. Dia de Festa e dentro da quaresma a Igreja se reveste de branco para celebrar as virtudes de um grande homem: - São José.
Por causa desse grande homem chamado José, hoje temos muitos com esse nome: - José Antonio, José Augusto, José Alberto... Tudo porque houve um grande José.
Ele foi de fato, pai fisicamente presente na vida de Jesus.
Jesus é filho de Deus Pai que quis precisar de Maria que é mãe sanguínea de Jesus e de José, que não é pai sanguíneo, mas se tornou uma figura forte na vida terrena de Jesus.
Foi com São José que Jesus aprendeu a ser gente, aprendeu as virtudes da justiça, da bondade, do trabalho e também da segurança.
Por diversas vezes a igreja reconhece São José como protetor da Sagrada família porque ele teve coragem de viver para Jesus e Nossa Senhora, não apenas preocupado em mantê-los para que não passassem fome, mas também para mantê-los em segurança.
O José que a Igreja celebra hoje é o José que a Igreja gostaria que cada filho na terra tivesse, mas nem sempre tem.
Os padrastos, pais adotivos poderiam ser para seus filhos adotivos o que José foi para Jesus.
Pai é realmente alguém de grande importância na vida de um filho, não pelo tempo que vive, mas pela intensidade que marca a vida desse filho.
Na primeira leitura vimos Deus falando a Natan: “-Vai cuidar da casa que eu irei fundar porque eu serei para aquela casa um pai e essa casa se sentirá protegida como um filho.”
Depois na segunda leitura, a exaltação de Abraão, chamado nosso pai na fé, porque foi capaz de confiar plenamente em Deus.
Aqui na terra, nós muitas vezes precisamos fazer a experiência de Deus através da figura masculina, mas nem sempre a gente consegue fazer isso.
Padrastos, pais adotivos, que poderiam ser pais para seus filhos e filhas adotivos, como São José foi para Jesus, estão estuprando seus filhos.
Crime terrível! Pecado gravíssimo!
Na semana passada Dom Beni me chamou e também ao Monsenhor Ditinho e Monsenhor Silva para juntos com duas responsáveis pela Secretaria da ação social, tratarmos desse tipo de violência que também acontece em nossa cidade.
Dom Beni quer que ajudemos a Secretaria da ação social a resolver esse problema.
Por que estou levantando esse assunto no dia de São José?
- Porque quem deveria ser não vem sendo.
- Porque quem deveria ocupar seu lugar com coragem, não vem ocupando.
E por que não ocupa?
Desequilíbrio? Talvez! Mas também é falta de Deus!
Tem faltado a presença de Deus dentro de nossas casas.
É raro numa cidade solidária como Lorena faltar comida em alguma casa pobre, mas Deus tem faltado não só nas casas pobres como em outras camadas sociais e onde Deus não chega o mal se faz presente.
O mal reina e o pai, o padrasto, o pai adotivo que deveria ser um sinal na vida do filho se torna uma lembrança terrível.
Por isso temos que rezar.
A nossa família não é só a que mora conosco.
O teu sobrinho, o teu afilhado, se não tiver Deus no coração poderá ser um pai desestruturado, poderá ser um mau chefe de família, poderá ser uma pessoa que não cumpriu a missão que Deus lhe confiou.
É bonito ver a igreja cheia numa quinta-feira. Dia em que muitos trabalham e mal dá tempo de se arrumar para vir à missa. É sinal que vocês reconhecem que Deus deu forças para São José e que hoje ele pode pedir por nós e por nossas famílias.
Vamos pedir a Deus que não deixe faltar o alimento, o remédio e principalmente, não deixe faltar à fé em nossas famílias.
PADRE RODRIGO FERNANDO ALVES
PÁROCO DA PARÓQUIA N.SRA. APARECIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!