sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COLEÇÃO CATEQUESE PERMANENTE - ENTENDENDO A PROPOSTA – 3


Nas semanas anteriores, falamos que, por meio da Coleção CATEQUESE PERMANENTE, queremos proporcionar a catequizandos e catequistas uma verdadeira experiência de Deus. Para isso, organizamos os conteúdos dos livros, que servem de mediação para essa experiência, em três fases: PRÉ-EVANGELIZAÇÂO, EVANGELIZAÇÂO FUNDAMENTAL E CATEQUESE COM ADOLESCENTES.
Já conversamos um pouco sobre a Pré-evangelização e a evangelização fundamental. Hoje vamos tratar da catequese com adolescentes.

3. CATEQUESE COM ADOLESCENTES
Esta é a terceira fase do processo de Catequese Permanente. Nosso objetivo aqui é ajudar o adolescente a lidar com as questões próprias dessa idade, sempre à luz da fé. Vamos tratar das questões concretas da vida e mostrar como podem ser vividas e enfrentadas de um modo tranqüilo e sereno, na presença de Deus, na companhia de Cristo, na força do Espírito Santo e na comunhão com a Igreja.
Queremos ajudar o adolescente a perceber como os valores fundamentais da fé, experimentados na fase anterior, podem ajudá-lo a viver melhor e a ser feliz. Queremos levar os adolescentes a ver como o evangelho é força propulsora da vida. Se não mostrarmos isso, eles caem no lugar comum de pensar que a religião é um conjunto de regras que limitam nossa vida. E aí, já jovens, afastam-se da Igreja. Mas talvez isso não aconteça se tiverem uma visão positiva da religião, se tiverem experimentado de fato o Deus de Jesus Cristo e não um conjunto de doutrinas. Eis o ponto central dessa fase.
O adolescente enfrenta, em geral, muitos conflitos. Vê o mundo com novo olhar. E quer ser feliz. Vamos mostrar que a fé ajuda a ser feliz. Não há nada errado em querer ser feliz. Mas a religião muitas vezes é apresentada como um freio que impede que o adolescente se lance na vida e conquiste o seu lugar ao sol. O Evangelho é Boa-Nova. Jesus quer que tenhamos a alegria completa (cf. Jo 15,11). Quer também, é claro, que saibamos renunciar a nós mesmos e tomar a cruz com Ele (cf. Mt 16,24). Mas convida: venham a mim e eu os aliviarei (cf Mt 11, 28-30). A mensagem cristã não é somente carregar a cruz. É muito mais que isso. Claro, vamos perceber o sentido bonito da alegria cristã, mais profunda e duradoura do que a felicidade superficial que muitos têm em mente.
Os livros dessa fase estão ainda em fase de elaboração. Mas pensamos em quatro módulos, que dêem sequência aos da fase anterior.

a) Módulo 5: SER LIVRE E SER FELIZ: Vamos tratar aqui da questão da realização pessoal, tema muito apreciado pelos adolescentes e muito necessário, porque se não nos sentimos bem, não seremos bons seguidores de Jesus. Vamos falar da liberdade e da auto-afirmação. Vamos mostrar como a fé nos ajuda a dirigir bem a nossa vida, com segurança e otimismo, superando as barreiras que encontramos. Vamos conduzir o adolescente aos labirintos de sua mente e de sua alma e ajudá-lo a se conhecer e a se aceitar, aceitando também os outros como são. Vamos ajudá-lo a criar uma imagem positiva de si mesmo e da vida, aprendendo a lidar com as suas emoções, que são tão fortes especialmente nessa faixa etária.

b) Módulo 6: VIVER E CONVIVER: Queremos ajudar os adolescentes a descobrir a arte de conviver: com a família, com os amigos, com o mundo, sem se deixar levar, sem criar conflitos, mas em sintonia e harmonia com o que está em nossa volta e junto de nós. Vamos ajudar a conviver com a sexualidade, com a realidade do namoro, tudo com serenidade e equilíbrio, iluminados por Jesus, sem deixar de ser feliz e ter a alegria completa. O adolescente vai lidar com o grupo. Precisa estar seguro. Vai fazer a experiência da realidade da vida e precisa de apoio. Vamos falar de violência, de drogas, de vícios, dos perigos da vida. Mas vamos mostrar que com fé tudo se vence.

c) Módulo 7: COMPREENDER O MUNDO: Queremos ajudar o adolescente a olhar para além de si mesmo e do pequeno grupo de colegas que o rodeiam e a fazer uma leitura cristã do mundo que o cerca. Vamos introduzir aqui questões da ética social, temas da doutrina social da Igreja. Vamos falar do compromisso de entender o mundo, com sua lógica nem sempre cristã, para sermos luz nesse mundo. Vamos mostrar que o adolescente não é uma ilha, não está isolado, nem é vítima do mundo, mas um agente qualificado para a transformação do mundo. Queremos ajudar os adolescentes a vencerem aquela visão passiva de que o mundo está aí e nós temos que aceitar as coisas como são. É preciso ajudá-los a ter uma visão de quem vê além, de quem acredita que pode lutar por um mundo melhor. Não é somente utopia, é a força transformadora da fé.

d) Módulo 8: COMPROMETER-SE: Nesse último módulo, pensamos em ajudar o adolescente a entender o sentido bonito do compromisso que a fé desperta em nós. Em geral, a palavra compromisso soa pesada. Mas, se vista de outro modo, à luz da fé, compromisso pode ser uma palavra transformadora. Como se trata de encerrar uma etapa importante, podemos fazer uma revisão do que é fundamental em nossa fé católica, provocando no adolescente, quase jovem, a atitude de se comprometer a viver a vida de modo cristão, como autêntico discípulo e missionário de Jesus.

Solange do Carmo

Pe. Orione Silva

MARCADOR:
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!