A diocese de Lorena adotou como ponto de referência para seu trabalho catequético a Coleção Catequese Permanente, publicada pela Editora Paulus, e que nós escrevemos. Assumir essa Coleção na diocese é mais do que trocar de livros: é assumir uma nova visão catequética, cujo eixo não gira mais em torno dos sacramentos como preparação para a Primeira Eucaristia e a Crisma, mas gira em torno da experiência do mistério pascal, tão necessária na vida de todo seguidor de Jesus e tão urgente hoje. Nas próximas semanas, vamos conversar um pouco sobre essa coleção, seu diferencial, seu percurso, etc. Assim você – catequista, catequizando, pai, mãe, pároco e comunidade eclesial em geral – poderá participar melhor do processo catequético que se dá na sua diocese.
A coleção CATEQUESE PERMANENTE é uma proposta de formação e evangelização de crianças e adolescentes, dos cinco aos quinze anos (pelo menos), com a finalidade de ajudar no processo de iniciação cristã, auxiliando as pessoas, nessa faixa etária, a fazer a sua experiência de Deus.
A princípio, nosso intento é fornecer material didático para consolidar nas paróquias uma catequese que não se limite a preparar para a primeira comunhão e a crisma, mas que envolva todas as crianças e adolescentes pelo menos até a crisma, que acontece geralmente por volta dos quinze anos.
Pensamos também em preparar material para que a catequese continue, mesmo depois da crisma. Aí já estaremos falando da catequese com jovens e adultos. Do mesmo modo que dizemos que a catequese não pode terminar com a primeira comunhão, também entendemos que a formação do católico maduro na fé não pode terminar com a crisma. Se é permanente, a catequese deve continuar sempre, embora possamos pensar em modos e métodos diferentes para cada situação.
Avaliamos também a possibilidade de elaborar material que ajude na evangelização de jovens e adultos que não passaram pela catequese inicial, aqueles que ainda não fizeram sua iniciação cristã e desejam caminhar com a Igreja, redescobrindo o valor da fé e da experiência de Deus. Nesse caso, pretendemos apresentar os fundamentos da fé católica para um público já crescido em tamanho e idade, mas que ainda precisa crescer em sabedoria e graça, ou seja, para pessoas que, mesmo tendo recebido os sacramentos da iniciação cristã, ou mesmo não os tendo recebido, desejam fazer uma verdadeira experiência de Deus e descobrir a alegria de seguir Jesus e com ele se comprometer.
Nosso objetivo aqui é dar uma visão geral da coleção CATEQUESE PERMANENTE, mostrando por onde começa, onde pretende chegar, para que os que adotarem este material possam compreender seus objetivos e propósitos.
Antes de mais nada, precisamos dizer que o objetivo dessa coleção não é preparar pessoas para os sacramentos. Quem apenas deseja fazer um curso para a primeira comunhão ou um curso de crisma não vai encontrar aqui material nem método para isso. Nosso desejo é justamente superar a catequese voltada tão somente para os sacramentos. Propomos uma catequese que ajude a fazer da iniciação cristã uma descoberta da beleza da fé e da presença de Deus conosco, por meio de Jesus, nosso salvador, na força do Espírito Santo e em comunhão com a Igreja.
Falemos, então, das fases iniciais do que chamamos CATEQUESE PERMANENTE. Queremos propor uma experiência de Deus em três fases:
- PRÉ-EVANGELIZAÇÃO:
Chamamos de pré-evangelização, já reconhecendo as limitações dessa expressão, a primeira fase da catequese que tem como objetivo dar às crianças, dos cinco aos sete anos aproximadamente, uma primeira visão do universo de nossa fé, com um bom embasamento bíblico. Queremos que as crianças, antes de mergulharem no mistério cristão – o que irá acontecer na próxima fase – façam a redescoberta do universo bíblico.
Nossas crianças recebem muita informação, pois estão sempre em contato com os meios de comunicação, lidam com a internet, vão mais cedo para a escola. Queremos que recebam também, o quanto antes, não somente informação, mas formação a respeito de tantas coisas bonitas que a Bíblia Sagrada tem para nos ensinar. Queremos que elas experimentem a alegria de também fazer parte desse povo de fé, cuja experiência a bíblia relata.
Como, porém, vamos estudar Bíblia Sagrada com crianças de cinco a sete anos? Como ajudá-las a fazer a experiência de pertença a esse povo de fé? Pode parecer pretensão! A Bíblia é um livro tão complexo! – muitos dirão. Mas nosso intento não é fazer um estudo teológico e sistemático das Sagradas Escrituras, como se faz em uma faculdade de teologia. É simples: vamos contar para as crianças histórias da Bíblia. As crianças dessa idade apreciam histórias. A Bíblia é um belíssimo livro de histórias; histórias de fé, de gente de fé, de gente que abriu seu coração para Deus e fez a experiência de seu amor. Faremos, assim, uma teologia para crianças, a partir de histórias bíblicas.
O resultado disso é que, no final de três anos de catequese, as crianças serão mergulhadas no universo bíblico, no mundo da fé que essas pessoas viveram e deixaram para nós como legado. Ao final do percurso, terão saboreado, degustado cada evento, cada narrativa da Bíblia Sagrada, que servirá de mediação para o nosso encontro com Cristo e nossa experiência de Deus.
A coleção CATEQUESE PERMANENTE compreende, assim, três livros para esta fase.
- CONHECENDO JESUS (PRÉ-1): Nesse livro, contamos histórias da vida de Jesus de Nazaré, numa sequência que vai de seu nascimento até a sua morte e ressurreição. Começamos da anunciação do Anjo a Maria e concluímos com a aparição do Cristo ressuscitado aos apóstolos. Queremos que as crianças comecem o processo catequético criando um laço afetivo com a vida de Cristo. Por isso mostramos a vida de Jesus, como em um filme, inclusive seguindo uma ordem cronológica, para ajudar na compreensão do sentido da vinda de Cristo ao mundo.
- SEGUINDO JESUS (PRÉ-2): Aqui falamos ainda de Jesus de Nazaré, figura central de nossa fé, com quem as crianças precisam se encontrar e se identificar. Destacamos aspectos especiais da vida de Jesus: suas mais belas parábolas, os encontros mais marcantes de Jesus, os mais belos milagres e as mais belas palavras (ou discursos) de Jesus. Queremos que as crianças apreciem as coisas bonitas que Cristo fez e ensinou. Isso ajuda a guardar no coração quem foi Jesus e o que ele fez, criando afeto por ele.
- SOMOS POVO DE DEUS (PRÉ-3): Nesse volume, convidamos as crianças a fazer um passeio pelo Antigo Testamento. Há histórias belíssimas na vida do Povo de Deus que, contadas numa linguagem apropriada, podem ser facilmente compreendidas pelas crianças, despertando nelas o desejo de fazer também sua caminhada de fé. Será que as crianças dessa idade já ouviram falar de personagens interessantes como Abraão, Jacó, Moisés, os reis Saul, Davi, Salomão e tantas pessoas e eventos interessantes do Antigo Testamento? Provavelmente, não. Então, vamos contar essas histórias para as crianças. Começamos por Abraão, com o seu desejo de uma vida de fé, passamos pela caminhada do Egito à Terra Prometida, passeamos pelo período da monarquia, visitando os reis, contemplando o exílio e a resistência do povo de fé e, finalmente, mergulhamos com as crianças no mundo da literatura sapiencial, com destaque para o começo do Gênesis. E as crianças entendem isso tudo com a facilidade e a simplicidade do coração de criança.
Terminando essa fase, as crianças já terão mergulhado um pouco no mundo da Bíblia. Não uma visão sistemática, mas uma visão afetiva. É só um aperitivo para abrir o apetite da fé, uma pequena degustação para despertar o desejo de participar do banquete que Deus nos oferece, uma pequena aspersão que provoca o desejo de mergulhar cada vez mais profundamente nesse mistério do Deus amor, revelado em Jesus Cristo. Quando ouvirem falar, mais tarde na escola, de Adão e Eva, por exemplo, já terão ouvido antes na catequese o que isso significa. E terão ouvido uma narrativa teologicamente elaborada e não essas interpretações inadequadas que correm por aí, no imaginário do povo.
Ressaltamos que usamos nessa fase um método muito simples. Acolhemos as crianças, rezamos, cantamos. Depois, contamos uma história. Em seguida, propomos uma atividade que tem como objetivo ajudar a guardar no coração o que se contou na história. Usamos muito o recurso da música, com excelentes resultados para o bom aproveitamento da turma. Por isso, cada livro traz consigo um CD com músicas apropriadas para a idade, que ajudam a interiorizar o conteúdo e dão um clima de festa ao encontro. É a valorização do lúdico na catequese.
Passemos, então, à próxima fase. Mas isso fica para semana que vem. Aguarde!
Solange do Carmo
Pe. Orione Silva
MARCADOR:
http://infomagnificat.blogspot.com/search/label/SOLANGE%20MARIA%20DO%20CARMO***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!