quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CATEQUESE - Ocidente é "impregnado do Evangelho", diz Papa

Bento XVI saúda os fiéis reunidos na Praça de São Pedro



Bento XVI centrou a Catequese desta quarta-feira, 22, na viagem apostólica ao Reino Unido.



Ele disse que procurou falar ao coração de todos os habitantes do Reino Unido sobre "a verdadeira realidade do homem, das suas necessidades mais profundas, do seu destino último. [...] Tive em mente todo o Ocidente, dialogando com as razões dessa civilização e comunicando a perene novidade do Evangelho, do qual ela está impregnada. Essa viagem apostólica confirmou em mim uma profunda convicção: as antigas nações da Europa têm uma alma cristã, que constituem um todo com o 'gênio' e a história dos respectivos povos, e a Igreja não cessa de trabalhar para manter continuamente essa tradição espiritual e cultural".


O Papa indicou que em sua visita, como sempre, desejou apoiar em primeiro lugar a Comunidade católica, encorajando-a a trabalhar para defender as imutáveis verdades morais que estão "na base de uma sociedade verdadeiramente humana, justa e livre".


O Pontífice salientou que a viagem ao Reino Unido "foi um evento histórico, que assinalou uma importante nova fase na longa e complexa história das relações entre aquelas populações e a Santa Sé".


"Nos quatro intensos e belíssimos dias transcorridos naquela nobre terra, tive a grande alegria de falar ao coração dos habitantes do Reino Unido, que também falaram ao meu, especialmente com a sua presença e com o testemunho da sua fé. Pude, de fato, constatar o quanto a herança cristã é ainda forte e ativa em todos os âmbitos da vida social. O coração dos britânicos e a sua existência estão abertos à realidade de Deus e há numerosas expressões de religiosidade que essa minha visita colocou ainda mais em evidência", destacou.


1º dia da visita

O Santo Padre salientou o encontro com a Rainha Elizabeth II, em Edimburgo - "recordando que a mensagem cristã tornou-se parte integrante da língua, do pensamento e da cultura dos povos daquelas Ilhas" - e a Santa Missa em Glasgow - "recordei a importância da evangelização da cultura, especialmente na nossa época em que um penetrante relativismo ameaça obscurecer a imutável verdade sobre a natureza do homem".


2º dia da visita

No início da estadia em Londres, "em um autêntico clima de família, falei aos educadores, recordando a importância da fé na formação de cidadãos maduros e responsáveis. Aos numerosos adolescentes e jovens que me acolheram com simpatia e entusiasmo, propus que não perseguissem objetivos limitados, [...] mas que apontassem a algo maior, ou seja, a busca da verdadeira felicidade, que se encontra apenas em Deus".

Sobre o encontro com os líderes de outras religiões, o Bispo de Roma disse que relembrou "a inevitável necessidade de um diálogo sincero [...]. Ao mesmo tempo, evidenciei a busca pelo sagrado como terreno comum a todas as religiões, sobre o qual reforçar amizade, confiança e colaboração".

O Papa também falou sobre a visita fraterna ao Arcebispo de Canterbury e Primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams - "foi ocasião para confirmar o compromisso comum de testemunhar a mensagem cristã que liga Católicos e Anglicanos" - e o encontro com expoentes da sociedade britânica na histórica Westminster Hall - "sublinhei que a religião, para os legisladores, não deve representar um problema a resolver, mas um fator que contribui de modo vital no caminho histórico e debate político da nação".

Finalmente, Bento XVI salientou a celebração Ecumênica na Abadia de Westminster - "pela primeira vez um Sucessor de Pedro entrou no lugar de culto símbolo das antiquíssimas raízes cristãs do País".


3º dia da visita

O Papa salientou a celebração eucarística na Catedral de Westminster, dedicada ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor. "Foi um extraordinário momento de fé e de oração. [...] Grande é a minha alegria por ter encontrado um grande número de jovens que participam da Santa Missa no exterior da Catedral. Com a sua presença, cheia de entusiasmo e, ao mesmo tempo, atenta e trépida, demonstraram o desejo de serem protagonistas de um novo tempo de corajoso testemuno, de ativa solidariedade, de generoso compromisso a serviço do Evangelho".


Sobre o encontro, na Nunciatura Apostólica, com vítimas de abusos por parte de integrantes do clero e religiosos, Bento XVI disse: "Foi um momento de comoção e de oração". Já a visita à Casa de repouso para idosos "é sinal da grande consideração que a Igreja sempre teve pelo idoso".


Acerca da vigília de oração pela Beatificação do Cardeal Newman, no Hyde Park (Londres), o Santo Padre sintetizou a mensagem espiritual do clérigo inglês como "testemunho de que a via da consciência não é fechamento no próprio 'eu', mas abertura, conversão e obediência Àquele que é caminho, Verdade e Vida".


4º dia da visita


O Bispo de Roma afirmou que a Santa Missa com a Beatificação do Cardeal Newman, em Cofton Park (Birmingham), "colocou ainda mais em realce [...] um sábio homem de Deus, cujo pensamento iluminou muitas consciências e ainda hoje exerce um fascínio extraordinário", desejando que ele inspire as comunidades do Reino Unido, "para que também em nosso dias continuem a produzir frutos abundantes de vida evangélica".


"O encontro com a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales e com aquela da Escócia concluiu um dia de grande festa e intensa comunhão de corações para a comunidade católica na Grã-Bretanha", finalizou.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277971

MARCADOR: PAPA BENTO XVI

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!