sexta-feira, 19 de março de 2010

Sexta-feira, 19 de março de 2010




SÃO JOSÉ, ESPOSO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, PADROEIRO DA IGREJA UNIVERSAL (Solenidade).



Primeira leitura: 2 Samuel 7,4-5a.12-14a.16.
O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai.
Salmo responsorial: 88, 2-45.27.29.
Eis que sua descendência durará eternamente!
Segunda leitura: Romanos 4, 13.16-18.22.
Contra toda esperança, Abraão firmou-se na esperança e na fé.
Evangelho: Mateus 1, 16.18-21.24.
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.


Uma das ênfases de Mateus em seu relato sobre a concepção de Jesus é a atitude de José; ainda que seja o "último a saber das coisas", não rechaça a ação de Deus, mesmo não a entendendo de início, mas finalmente se compromete e coopera em tudo no plano proposto por Deus. Em nosso mundo, marcado pelo afã de "provas" e "demonstrações" de tudo que se diz, certamente não é fácil aceitar o que hoje nos narra o evangelista Mateus.

Porém, para a comunidade cristã primitiva, era algo lógico e normal. Recordar esses acontecimentos, da forma como são narrados pelos evangelistas, nos ajudam a considerar a necessidade de exercitar mais nossa fé; não há necessidade de renunciar ao cultivo de uma fé crítica e madura; tampouco podemos chegar ao extremo de confundir "fé madura" com "necessidade de provas" para poder crer.

Um sinal de maturidade da fé é a aceitação humilde e simples de que Deus atua em nossa história de uma maneira às vezes imperceptível e que talvez esteja nos convidando a participarmos de uma maneira menos complicada em seu projeto salvifico de libertação.

FONTE: PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!