sábado, 20 de março de 2010

Sábado, 20 de março de 2010 - 4ª Semana da Quaresma

Primeira leitura: Jeremias 11, 18-20.
Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.
Salmo responsorial: 7, 2-3.9.11.
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
Evangelho: João 7, 40-53.
Porventura o Messias virá da Galiléia?


Jesus, vendo a fé com que as pessoas celebravam os ritos da festa das tendas, lança a expressão: “Se alguém tem sede, venha a mim e quem crer em mim, que beba, e de seu interior correrão rios de água viva” (7,38). E diz o evangelista: quem acreditar nele vai receber o Espírito Santo. E, efetivamente, alguns acreditaram nele, pois o escutavam e viam suas obras.

Para muitos, Jesus é um profeta pelo seu modo de falar e de agir; e tal percepção se baseia na mentalidade corrente em seu tempo, segundo a qual o Messias vindouro teria características de profeta escatológico enquanto explicaria abertamente “toda” a Escritura. Mas, se para a maioria do povo que o escutava, Jesus era considerado um profeta com investidura messiânica, não era assim para os líderes religiosos cuja reação foi imediata.

Para eles, está claro que da Galiléia não pode vir nada de bom, o Messias deve provir de Judá. Não é fácil para os opositores de Jesus aceitar que nele se cumpre o tempo de Deus, que as promessas de um enviado estão se realizando nele.

FONTE: PORTAL CLARET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!