sexta-feira, 5 de março de 2010

LITURGIA - Sexta-feira, 5 de março de 2010 - 2ª Semana da Quaresma

Primeira leitura: Gênesis 37, 3-4.12-13a.17b-28
Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo!
Salmo responsorial: 104, 16-21
Lembrai-vos sempre as maravilhas do Senhor!
Evangelho: Mateus 21, 33-43.45-46
Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!


Esta parábola é dirigida a nós, crentes e seguidores de Jesus, e também à estrutura religiosa da qual fazemos parte. Por muitos meios e de muitos modos Deus nos envia "mensageiros" para que produzamos frutos; contudo, muitas vezes fazemos o papel dos dirigentes religiosos judeus, mais preocupados pela ortodoxia que pela nossa conversão.

Às vezes pessoas ou grupos são julgadas porque, por pura fidelidade ao Evangelho, saem do estipulado, do mandado. Causam estranheza quando colocam a pessoa humana acima das estruturas, a liberdade e a consciência dos indivíduos acima da lei e da norma. Rapidamente, esses gestos e atitudes chocam com a maneira legalista de viver, pois "lesionam" interesses ou desmascaram a obstinação das pessoas.

A reação mais imediata, mais rápida, e que justifica as próprias atitudes, é o julgamento, a má propaganda ou, melhor ainda, a exclusão. É por isso que a palavra de Deus nos convida a uma constante revisão de nossas atitudes. Ela é o mensageiro que vem da parte do dono da vinha para pedir conta dos frutos produzidos. Quantas vezes respondemos adequadamente? Quantas vezes respondemos com pedras e paus?

FONTE: PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!