segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

RESUMO DA HOMILIA - MISSA DO 4º DOMINGO COMUM


Neste domingo o evangelista São Marcos relata a primeira aparição pública de Jesus, que ocorreu na sinagoga, onde começou a ensinar. Também expulsou o espírito mau de um dos que participavam com ele naquele sábado. No mesmo instante o espírito deixou o homem e ele ficou livre. Todos ficaram admirados como ensinava e agia com autoridade.

O Padre Rodrigo nos levou a refletir sobre a liberdade. Jesus olhou para aquele que estava excluído e apático à verdadeira realidade de filhos de Deus e pode perceber que estava cativo de um espírito mau, prisioneiro, escravo e, portanto infeliz e sem vida.

Muitas vezes somos este espírito mau, que aprisiona e sufoca os que estão a nossa volta, colocando sobre os ombros dos outros um fardo maior do que podem suportar, fazendo com que a tristeza e a angustia façam parte do seu cotidiano!

Geralmente queremos “acorrentar” aqueles que amamos. Queremos viver a vida do outro ou queremos ainda, que o outro viva a nossa vida, pensando ser esta a forma de vínculo perfeito.

“A liberdade é tão bonita que às vezes queremos roubá-la do outro”, disse um senhor da paróquia, cuja frase resumia a homilia da missa que acabara de participar.

Em Jesus encontramos a verdadeira essência da vida e gozamos desta liberdade que é um dom de Deus!

Amar com amor verdadeiro como o de Maria, que soube caminhar com Jesus, amando-O profundamente, mas sabendo a hora de estar ao lado, a hora de estar atrás e nunca à frente, sabendo que o caminho de Jesus era d’Ele, não podendo interferir na sua trajetória.

O Padre nos perguntava como preferimos ter por perto os que amamos: - Felizes ou sufocados? Se sua decisão for a primeira, ou seja, feliz, permita que o outro faça suas próprias escolhas.

Deus não interfere nas nossas escolhas, como podemos nós decidirmos pelo o outro?

Busquemos em Jesus este amor que preenche por completo, para que sejamos capazes de amar sem medida, com um amor que nada exige que não se queixe, que é paciente e que encontra maior alegria em dar do que em receber. E quando recebe, acolhe com gratidão, sabendo que tudo é graça e nada é merecimento.
Senhor ensine-nos a amar!

RIVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!