quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

RESUMO DA HOMILIA DE DOMINGO - 22/02/2009


Neste domingo o Evangelista Marcos narra a passagem em que Jesus estava em sua casa e uma multidão o procurava, pois suas palavras tinham poder de curar a alma. Jesus não precisava tocar no homem, Ele falava e suas palavras entravam nos corações e transformavam vidas.

Nesse dia, um paralítico tenta entrar na casa para encontrar Jesus, mas como havia muitas pessoas ele não conseguiu. Quatro homens tomaram-no com sua maca e fizeram uma abertura no telhado por onde o desceram diante de Jesus. Jesus em sua passagem pela terra se deparou com uma humanidade orgulhosa, que valorizava sobremaneira o poder social e a riqueza. No entanto, quando viu a fé daquele homem que descera pelo telhado, mas não somente dele, também dos outros quatro, ficou admirado e, tomado de compaixão, disse ao paralítico: “Filho, teus pecados estão perdoados”.

Muitos que estavam ao seu redor, questionavam em seus corações. Como pode este homem perdoar os pecados? Mas Ele sabia o que se passava no coração de todos e disse-lhes: ”O que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem, na terra, poder de perdoar pecados – disse ele ao paralítico - eu te ordeno: levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos.

O corpo padece das enfermidades da alma. Hoje em dia a ciência comprova que a psique tem grande influência sobre as doenças do corpo. Precisamos estar libertos de nossas culpas e pecados para que tenhamos um corpo e uma vida saudável. Jesus se admirou não somente da fé do paralítico, mas também da solidariedade e fé daqueles quatro homens que acreditaram tanto quanto o doente e não mediram esforços para colocá-lo diante de Jesus. Na vida, quando desejamos mudar, quando temos fé em Deus, quando acreditamos que tudo é possível diante daquele que tudo pode, vencemos todas as limitações e, o mais lindo, Deus coloca em nosso caminho não apenas quatro homens, mas tantos quantos forem necessários para nos ajudar!

Estamos entrando a partir de terça-feira à meia noite, no período da quaresma. Um tempo de reflexão e penitência. E nesses quarenta dias uma das principais coisas que a Igreja nos pede é a confissão. Buscar em Deus o perdão dos nossos pecados através de um arrependimento sincero e profundo de nossas faltas. O perdão de nossos pecados nasce do coração misericordioso do Pai. É uma graça que nos liberta!

No livro do Profeta Isaías, assim fala o Senhor: Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não a reconheceis? E ainda: sou eu, eu mesmo, que cancelo tuas culpas por minha causa e já não me lembrarei dos teus pecados.

Amém!

RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!