quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009 - Papa convida cristãos a cuidarem de sua formação religiosa

Cuidar de maneira assídua da formação religiosa para reproduzir na vida aquilo que se celebra na liturgia. Este foi o centro da audiência geral do Papa Bento XVI, desta quarta-feira, 18, na Praça de São Pedro.

O ensinamento aos cristãos contemporâneos foi apresentado a partir dos escritos do Venerável Beda, uma das mais insígnes figuras eruditas da Alta Idade Média.

Com os seus estudos, disse o Papa, dirigindo-se aos cerca de 20 mil fiéis presentes, o Venerável Beda contribuiu para a construção de uma Europa cristã.

Bento XVI, salientando que este monge foi um dos homens mais instruídos da Idade Média e um autor profícuo, coerente com sua reputação de santidade e sabedoria, destacou que as formas diversas de vida cristã atual, ganham orientações precisas com os ensinamentos de Beda.

Aos doutores, Bento XVI recordou as tarefas essenciais de estruturar a Palavra de Deus para apresentá-la de "forma atraente aos fiéis". O Papa pediu que exponham a verdade dos dogmas evitando as complicações e atendendo à "simplicidade católica" com a atitude dos pequenos e humildes.

Aos pastores, o Papa sublinha que devem "dar a prioridade à pregação, não apenas usando a linguagem verbal, mas valorizando os ícones, as procissões e peregrinações" e acrescenta que Beda recomenda o uso da linguagem informal.

Aos consagrados, que vivem a alegria da comunhão fraterna e progridem na sua vida espiritual através da contemplação, "Beda recomenda um apostolado em colaboração com os bispos para o desenvolvimento de atividades pastorais destinadas às jovens comunidades cristãs, disponibilizando-se para a missão evangelizadora fora do seu país”.

O Santo Padre recordou ainda os ensinamentos de Beda dirigido aos fiéis leigos para "serem assíduos à instrução religiosa". Aos pais explica que também no seu ambiente doméstico podem exercer um trabalho pastoral, formando os filhos de maneira cristã.

No final da catequese o Papa se voltou para os jovens, os doentes e os recém casados. Bento XVI pediu que os jovens "se preparem para a vida com empenho espiritual, edificando o vosso projeto sob a base sólida da fidelidade a Deus”.

Aos doentes pediu para oferecerem o seu sofrimento como sinal de "construção do reino" e aos novos casais, o Papa pediu para "fazerem crescer em cada dia a vossa família, graças à escuta de Deus, porque o equilíbrio advém do vosso amor recíproco e se abre ao acolhimento aos mais necessitados".


Papa saúda os peregrinos brasileiros

"Amados peregrinos de língua portuguesa, queridos estudantes brasileiros de Criciúma, possa a vossa vinda a Roma se cumprir nas vestes de um verdadeiro peregrino que, sabendo ainda não possuir o seu Bem maior, põe-se a caminho decidido a encontrá-Lo! Sabei que Deus Se deixa encontrar por quantos assim O procuram; e, com Ele e n’Ele, a vossa vida não poderá deixar de ser feliz. Sobre vós e vossas famílias desça a minha bênção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!