terça-feira, 21 de junho de 2016

Terças Missionárias - Comunidade Paroquial

Irmãos e irmãs em Cristo, paz.

Na terça-feira passada pudemos ver um pouco de como surgiu a Paróquia no mundo e, em especial, no Brasil. Vocês se recordam que a Igreja, ao longo de sua história, foi se adaptando às realidades dos tempos, sem perder a sua essência, que veio da comunidade de Jesus e dos seus discípulos: vida em comunidade e missão?
 Hoje, no capítulo 4 do Documento 100 da CNBB, chamado Comunidade Paroquial, vemos que a comunidade-Igreja encontra seu fundamento e origem no Ministério Trinitário. A presença do Espírito Santo garante que a comunidade cristã não seja apenas uma realidade sociológica ou psicológica, mas recebe o dom da unidade, que permite a comunhão com Cristo e entre si. Pela paróquia, a Igreja participa do cotidiano das pessoas. Ela é célula da diocese, um prolongamento da Igreja Particular. Mas a vitalidade da diocese, por sua vez, depende da vitalidade das suas paróquias.

A Igreja foi desejada pelo Pai, concretizada pelo Filho e vivificada pela ação do Espírito Santo. Santíssima Trindade: a perfeita comunidade de amor. Como a Trindade, também a comunidade cristã vive no amor que permite acolhida e doação, que une as diferenças num só coração. O desejo da Trindade é que todos conheçam e participem desse amor.

Não há comunidade cristã que não seja missionária, pois se ela esquece a MISSÃO, deixa de ser CRISTÃ. Os dons e carismas individuais, partilhados, colaboram para o enriquecimento de toda a comunidade paroquial.
É na diversidade que a comunidade vive a comunhão.

A palavra paróquia vem do grego paroikía, que significa morada, viver junto, e está ligado à acolhida dos peregrinos que caminham guiados pela fé em Jesus Cristo, com um sentido de casa, de lar.
Missão da paróquia: ser uma comunidade de fé, de culto e de caridade, onde os fiéis se reúnem para celebrar a Eucaristia e prestar verdadeiro culto a Deus, onde se persevera na doutrina dos apóstolos para alimentar a fé em Jesus Cristo e onde se pratica o amor fraterno com todas as pessoas, expressão da caridade de Cristo pela humanidade (tríplice múnus de Cristo).

A paróquia inicia o povo cristão e o reúne para celebrar a Eucaristia e perseverar na fração do pão, na comunhão fraterna, nas orações e nos ensinamentos dos apóstolos. Toda paróquia é comunidade cristã baseada nestes quatro elementos. Só assim será missionária e atrairá outras pessoas para o seguimento de Jesus Cristo.

Na Palavra e na Eucaristia, o cristão, nova criatura pelo Batismo, vive a relação com Deus e com o próximo, numa nova dimensão: o amor ágape, expresso na amizade, e torna-se o centro da caridade cristã, que se traduz em compaixão pelos que sofrem. A missão supõe aproximação afetuosa, escuta, humildade, solidariedade, compaixão, diálogo, reconciliação, compromisso com a justiça social e capacidade de compartilhar, como Jesus o fez. Ela também requer anúncio da Boa-Nova de Cristo, ou seja, o querigma: anunciar Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado, que inclui a fé com testemunho.

            O estado permanente de missão supõe que a comunidade cristã tenha consciência de que ela é missionária por natureza e precisa renovar-se diante dos desafios. Precisa ir ao encontro das pessoas.

“Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado”
(Mt 28, 19-20).














TATIANE BITTENCOURT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!