terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Seminário fará uma releitura sobre a Liturgia

O assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala salienta que o Concílio Vaticano II tem muito a ensinar sobre a Liturgia



Começou nesta terça-feira, 31, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Seminário Nacional de Liturgia promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e pela Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI).

Foram convidados para este evento bispos, membros da ASLI, coordenadores regionais da Pastoral Litúrgica, professores de Liturgia e Teologia Sacramentária e ainda coordenadores e professores das escolas de formação litúrgica no Brasil.

O Seminário pretende fazer uma releitura dos princípios da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos e tem como objetivo retomar as intuições e a Teologia Litúrgica na Sacrosanctum Concilium, nas demais constituições e decretos deste Concílio. Serão vistos ainda documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.

"Este seminário está em sintonia com outros eventos que acontecerão nos próximos três anos em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II”, conta o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala. 

O principal conferencista do encontro é o professor italiano Andrea Grillo, especialista em Liturgia Pastoral. Na parte da tarde, acontecem oito mini-seminários que tratam temas específicos como o espaço litúrgico, a dimensão orante da liturgia e a música liturgica.

“Sempre que nos debruçamos sobre princípios do Concílio Vaticano II, sejam em qualquer temas ou enfoques, percebemos que temos ainda muito a apreender e aprofundar, mas especificamente e entusiasticamente no que diz respeito à liturgia”, ressalta o assessor de música litúrgica da CNBB.

O encontro segue até o sábado, 4 de fevereiro.


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285102

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!