quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Catequese - Bento XVI explica oração feita por Jesus na Última Ceia

'Em força de tal unidade, a Igreja pode caminhar no mundo sem ser do mundo', explica Bento XVI'



Na Catequese desta quarta-feira, 25, o Papa Bento XVI refletiu sobre a riqueza da oração sacerdotal realizada por Cristo durante a Última Ceia, apresentada no Evangelho segundo João, capítulo 17. 

O Pontífice explicou que a oração sacerdotal de Jesus é dividida em três partes: na primeira Ele reza por si mesmo, em seguida, por seus discípulos e depois por aqueles que irão crer Nele. 

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - 25/01/12


A oração de Jesus por si mesmo é um pedido e uma declaração de plena disponibilidade ao desígnio do Pai, comentou Bento XVI. "Esta disponibilidade e este pedido constituem o primeiro ato do sacerdócio novo de Jesus que é um doar-se totalmente na cruz", enfatizou.

No segundo momento, Jesus roga pelos discípulos que estiveram com Ele, e no centro desta oração está o pedido de consagração. "Jesus diz ao Pai: 'Eles não são do mundo, também eu mandei-lhes ao mundo; por eles eu consagro a mim mesmo, para que sejam também eles consagrados na verdade'” (Jo 17, 16-19). 

O Santo Padre explica que consagrar é transferir uma pessoa ou coisa para a propriedade de Deus. E, nisto estão presentes dois aspectos: de uma parte segregar - tirar das coisas comuns -, e de outra, a segregação - transferir à esfera de Deus. "É consagrado quem, como Jesus, é segregado do mundo e colocado à parte para Deus em vista de um objetivo e exatamente por isto está plenamente à disposição de todos". 

O terceiro ato desta oração é dedicada aos seus discípulos de todos os tempos, é aquela da futura unidade de quantos acreditarão n’Ele. "A unidade dos futuros discípulos, sendo em unidade com Jesus – que o Pai enviou pelo mundo – é também a fonte originária da eficácia das missões cristãs no mundo.

Bento XVI destaca que em força de tal unidade, a Igreja pode caminhar no mundo sem ser do mundo (cfr Jo 17,16) e viver a missão que lhe foi confiada para que o mundo creia no Filho e no Pai que a enviou. 

Por fim, o Santo Padre convidou os cristãos a ler e meditar esta oração sacerdotal de Jesus, para que os guie no diálogo com o Senhor e, que na sua oração pessoal, peçam à Ele para ser "consagrados", para pertencer-lhe sempre mais para poder amar sempre mais os outros.


http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!