domingo, 8 de janeiro de 2012

FORMAÇÃO BÍBLICA

MISSÕES DE FÉRIAS – 2012
Introdução à Bíblia

                A Bíblia é uma palavra grega que significa “livros”, ou seja, uma coleção de livros. Nela encontramos a história das pessoas que tiveram um encontro com Deus, encontro esse, que foi realizado através da vida e da história. A Bíblia mostra o encontro do homem com Deus e suas consequências. A Bíblia é vista como fonte da fé. A Bíblia católica tem 73 livros e a Bíblia evangélica tem 66 livros. Os livros diferentes são: Tobias, Judite, Macabeus I e II, Baruc, Sabedoria e Eclesiástico. A Bíblia é dividida em 2 partes: primeiro e segundo testamento, com total de 73 livros. Sendo 46 no primeiro testamento e 27 no segundo testamento.
                A Bíblia nasceu aos poucos, todas as experiências foram transmitidas de forma oral, recontadas de geração em geração; só assim, a memória virou texto. A Sagrada escritura é uma interpretação da história e da vida. Deus comunica sua Palavra através de palavras humanas e de textos escritos em circunstâncias da história humana. Deus não se revela de forma mágica, sua revelação acontece na vida e no cotidiano.
                Nosso jeito de pensar e falar é muito diferente do jeito de pensar e falar da época da Bíblia. A linguagem bíblica usa muitos símbolos, imagens e comparações. Ex: Gen 2,7 (Deus como um oleiro); Mt 13 (Jesus compara o Reino de Deus com uma semente). Destacam-se duas formas básicas de linguagem: prosa e poesia. Também existe a literatura profética (Is 6; Jr I). Quando os livros da Bíblia foram escritos, a arte de escrever era muito primitiva. Eram escritos à mão e o papel usado era o “papiro”, pergaminho. Os cinco primeiros livros da Bíblia são conhecidos como Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Levítico e Números.
                A primeira tradução da Bíblia foi do Hebraico para o Grego. Essa tradução é conhecida como a “Septuaginta” (século III aC). A segunda tradução foi feita do Grego para o Latim por Jerônimo (395 – 405), foi chamada de “Vulgata”. No final do século XVI essa edição foi revisada, e no século XIX, a Vulgata sofreu mais uma revisão crítica. Com a invenção da imprensa em 1450 por Gutenberg, o primeiro livro impresso foi a Bíblia em 1455. A tradução da Bíblia para o português foi feita em 1681 por João Ferreira de Almeida (evangélico). Em 1821, com o título de “Santa Bíblia”, foi publicada a tradução católica portuguesa do Pe. Antonio Pereira Figueiredo.
                No início do evangelho de São João, encontramos o anúncio que ilumina a vida do mundo inteiro: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus... e a Palavra se fez carne” (Jo 1,1.14).  A Palavra se torna um de nós e pode ser vista, tem um nome e um rosto, é Jesus Cristo. O critério principal para leitura da Bíblia é a defesa e promoção da vida e o fundamento chave para interpretação das Escrituras é a Pessoa de Jesus Cristo. A mensagem bíblica iluminará mais nossa caminhada na medida em que atualizarmos para nossa realidade hoje.

Sem. Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!