quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


12. O CAMINHO DE VERDADES INABALÁVEIS SOB A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA

A vida assemelha-se a um caminhar, faça dia ou faça noite. A inteligência humana sofre quando não percebe verdades a iluminar-lhe o caminho. Quando elas se apresentam como absolutas, eternas, inquestionáveis, torna-se leve e seguro o itinerário de vida. A religião tradicional possuía esse arsenal bem trabalhado, eleborado e transmitido. Assim, ao vive-la com sinceridade, as pessoas se tranquilizavam, conscientes de que andavam rumo ao céu. O caos nos horroriza e as verdades eternas nos tranquilizam – sobretudo as que nos falam de como alcançar a vida eterna. O script para ir ao céu está pronto. Basta segui-lo.

Quando a vida explode diante de nós com fatos absurdos, o caminho tradicional consegue revertê-los em sentido, invocando a necessidade do sofrimento para alcançar a vida eterna.

Não trilhamos tal caminho sozinhos. A virgem Maria acompanha-nos. A sua presença protetora cobre-nos a existência. As orações ressudam tal consciência. E existem numerosas histórias, transmitidas de geração em geração, que ilustram a proteção amorosa de Nossa Senhora. Maria simboliza para nós a ponte que nos liga a Jesus e a Deus. Totalmente humana e próxima de nós, mas imensamente junto de Deus por ser mãe de seu Filho, então tem tudo para nos proteger. Poderosa diante de Deus e conhecedora de nossas fraquezas. Assim caminhamos tranquilos sob sua proteção.

Completando o quadro de proteção, interferem os anjos e santos. Outro exército para interceder por nós. Os santos conhecem as vicissitudes humanas e agora, junto de Deus têm  tudo para interceder a nosso favor. Com tais advogados, caminhamos felizes para a pátria celeste.

J. B. Libanio, sj
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!