quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pela primeira vez Rabino participa do Sínodo dos Bispos

Bento XVI convidou o Rabino Shear-Yashuv Cohen, membro da Comissão mista Israel-Vaticano, para fazer um pronunciamento durante os trabalhos Sinodais, que terão início no próximo dia 5 de outubro. O Rabino Cohen será o primeiro não-cristão a falar num sínodo de Bispos católicos.

Para o Rabino Cohen, o convite revela a intenção da Igreja em prosseguir as doutrinas de João XXIII e João Paulo II. "Tal convite, representa uma mensagem de amor, coexistência e paz para as gerações futuras", disse ele.
Em Jerusalém, o Rabino Cohen declarou que "alguns rabinos radicais pensam que o diálogo inter-religioso seja simplesmente uma maneira de convencer os judeus a tornar-se cristãos. Eis porque se opuseram à minha intervenção no Sínodo".
"Entretanto, falar no Sínodo", acrescentou o rabino, "será uma ocasião para aproximar o dia em que todos os povos se reunirão todos juntos para dar graças a Deus. Apesar do passado de violência do mundo cristão, este convite, pode ser visto como uma declaração de respeito e coexistência com o judaísmo, como irmão mais velho do cristianismo". As raízes cristãs e judaicas são as mesmas.
Shear-Yashuv Cohen é descendente de 18 gerações de rabinos e estudantes de Sagrada Escritura. É capaz de recitar de cór a Torah, ou seja os primeiros cinco livros da Bíblia, desde os oito anos. Por vezes recebe em sua casa, em Jerusalém, grupos católicos que se interrogam sobre as Escrituras.

Saiba quais bispos brasileiros participarão do Sínodo em Roma
CNBB
O papa Bento XVI homologou os nomes dos bispos brasileiros que participarão do
Sínodo dos Bispos, que acontece em Roma, no próximo mês de outubro. Os nomes foram indicados pela assembléia da CNBB, realizada em Itaici-Indaiatuba (SP) no mês de abril.
Participarão do Sínodo o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo; o arcebispo de Ribeirão Preto e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, dom Joviano de Lima Júnior e o bispo de Goiás (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, dom Eugène Lambert Adrian Rixen.
No dia 24 de junho, o papa já havia nomeado o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, um dos presidentes delegados do Sínodo que começa no dia 5 de outubro e termina no dia 26 do mesmo mês.Foram confirmados também como suplentes o bispo da Prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, e o bispo de Tubarão (SC), dom Jacinto Bergmann.
Esta é a 12ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e terá como tema A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

O Papa Bento XVI vai celebrar a Santa Missa, na Basília São Paulo Fora de Muros, no próximo dia 5, na abertura da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sob o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".
A celebração será às 9h30 da manhã e estarão presentes todos os participantes do Sínodo que acontecerá no Vaticano, entre os dias 5 e 26.
FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!