terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jesus ressuscita o filho de uma viúva

Lc 7,11-17

Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:
- Não chore.
Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse:
- Moço, eu ordeno a você: levante-se!
O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo:
- Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!
Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas.

Comentário do Evangelho

A viúva de Nain

Naim, para onde Jesus se dirige, provavelmente é a atual vila de Nein, perto de Nazaré. A menção à "porta" da cidade indica que ela seria cercada por muralhas. Jesus vai acompanhado pelos discípulos e uma grande multidão. Ao chegarem à porta da cidade, encontram uma outra grande multidão que sai, acompanhando uma viúva, carregando seu filho morto para o enterro. Simbolicamente, há um encontro entre a vida, presente em Jesus e a multidão que chega à cidade, e a morte, no enterro com a multidão que sai da cidade. Jesus, comovido, faz "levantar-se" o jovem. Nos detalhes, Lucas associa Jesus ao profeta Elias que, em cena bem semelhante, ressuscitara o filha de uma viúva em Sarepta. Contudo, com o dom da vida eterna, Jesus supera o taumaturgo Elias. Jesus veio para "levantar" a todos, libertando da submissão aos poderosos deste mundo, e inserindo-nos no Reino da solidariedade fraterna e vivificante.

Oração
Pai, torna-me sensível ao sofrimento e à dor de cada pessoa que encontro no meu caminho. Que a minha compaixão se demonstre com gestos concretos.

Leitura
1Cor 12,12-14.27-31a

Salmo
Salmo 100(99)
Aclamai ao Senhor, terra inteira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!