quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A DÚVIDA DE HERODES


Lc 9,7-9

Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse: - Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas? E Herodes procurava ver Jesus.

Comentário do Evangelho

A grande interrogação

Herodes Antipas, referido neste texto, não é rei, mas "tetrarca", isto é, um governante da Galiléia, subalterno do império romano. Ele é filho do rei Herodes, "o Grande", que ainda reinava quando nasceu Jesus. A execução de João Batista por Herodes Antipas, narrada detalhadamente por Marcos e Mateus, na cena do banquete do aniversário deste "rei", é apresentada de relance por Lucas, em seu evangelho: "Em mandei cortar a cabeça de João". A grande interrogação entre o povo, e até para o próprio Pilatos, era: "quem é Jesus?". João Batista, ou Elias, ou os antigos profetas estavam presentes na memória do povo como sendo líderes da sua libertação do jugo dos governantes poderosos e opressores. Desta maneira, muitos viam assim Jesus. A crença na ressurreição era corrente entre algumas seitas dos judeus. Os fariseus assim criam, em oposição aos saduceus, que não acreditavam na ressurreição. Segundo esta crença farisaica os que morreram piedosamente, justos diante de seu Deus, ressuscitariam voltando a viver nesta mesma terra, porém em um reino de glória completamente sob o domínio de seu Deus. Esta visão terá alguma influência sob a posterior compreensão da ressurreição de Jesus por parte de seus discípulos judeus

Oração

Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

Leitura

Ecl 1,2-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!