segunda-feira, 29 de setembro de 2008

JESUS CHAMA FILIPE E NATANAEL

Jo 1,47-51
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: - Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. Então Natanael perguntou a Jesus: - De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: - Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou: - Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Jesus respondeu: - Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.



Comentário do Evangelho

Jesus e Natanael

Este diálogo entre Jesus e Natanael se dá na ocasião em que alguns discípulos de João Batista se dispõem a seguir Jesus. Natanael é um israelita fiel à tradição da Lei, e parece não ter idéia da ruptura de João Batista com as instituições do judaísmo. A fala de Jesus a Natanael, "quando estavas debaixo da figueira, eu te ví", remete ao profeta Zacarias: "Naqueles dias convidar-vos-ei, uns aos outros, debaixo da figueira..." (Zc 3,10). Este tom de cumprimento de profecia causa admiração a Natanael, versado nas escrituras. Contudo, dominado pela ideologia messiânica de poder, despreza a Galiléia e dá a Jesus dois títulos de poder: Filho de Deus, atribuído a faraós e reis, e Rei de Israel, poderoso messias davídico. Jesus afirma que Natanael verá "o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem" (Gen 28,10-17). Jesus é o "humano", Filho de Deus que se fez carne, é a humilde presença e a comunicação de Deus aos homens e mulheres, na terra, em todos os lugares e em todos os tempos.



Oração

Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.



Leitura

Dn 7,9-10.13-14 ou Ap 12,7-12a



SalmoSalmo 138(137) Vou cantar para ti diante dos anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!