quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A MISSÃO DOS DOZE APÓSTOLOS


Lc 9,1-6

Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse: - Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente. Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.

Comentário do Evangelho
Os discípulos missionários

Os três evangelhos sinóticos registram o chamado e o envio dos Doze (apóstolos), com as recomendações para a missão. Esta visa a libertação de toda opressão e exclusão, promovendo a vida plena para todos. A característica do Reino anunciado é a prática da justiça que regenera a vida e liberta. O missionário tem autoridade sobre os demônios e as doenças. Os oprimidos estão subjugados pelos demônios dos poderoso deste mundo que lhes confundem a mente, humilhando-os em sua condição de pobreza e seduzindo-os com promessas de riquezas fáceis. Em sua condição de carência generalizada são tomados pelas doenças. A solidariedade e a partilha vêm em socorro destas indigências. Os discípulos missionários são enviados para as casas e não para as sinagogas. O seu despojamento é um ato de abandono nas mãos de Deus e de confiança na bondade colocada por Deus nos corações daqueles a quem são enviados. A missão é um encontro com a vida que se manifesta nas pessoas, seja ela frágil ou exuberante. É a comunhão com esta vida, restaurando-a na plenitude de Deus.

Oração

Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.

Leitura

Pr 30,5-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!