terça-feira, 24 de maio de 2016

Terças Missionárias - A Igreja é comunidade.

Terças Missionárias
A Igreja é comunidade.
Partindo deste princípio, a conversão da paróquia em comunidade de comunidades consiste em estimular a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela Palavra de Deus e conscientes da urgência de viver em estado permanente de missão. O discípulo de Jesus Cristo percebe que a urgência da missão supõe desinstalar-se e ir ao encontro dos irmãos. Essas não são palavras meramente ditas ou escritas por alguém, mas palavras existentes no Documento 100 da CNBB, de 2014, nascido na Assembleia Ordinária da CNBB, onde constatou-se a necessidade de uma conversão da paróquia, com a aplicação da proposta do Concílio Vaticano II. Esse texto nos leva a questionar sobre:


                     ? Qual a situação de nossas paróquias hoje?
? O que precisa mudar?                                 
? O que precisa ser adaptado para estar de acordo
com a necessidade de cada comunidade?



 O Concílio Vaticano II propõe o diálogo na relação da Igreja com a sociedade e destacou a pastoral e a ação evangelizadora da Igreja, para que esta seja sinal de Cristo no mundo e que ela se revitalize continuamente no Espírito que Se revela nos sinais dos tempos.




                                       A Igreja deve sempre se reformar!







O progresso científico permitiu o acesso a grandes tecnologias e melhorias, porém não podemos deixar que ele nos torne individualistas. O verdadeiro cristão não deve deixar crescer o pensamento de “se está bom para mim, o outro não importa”. Lembremos sempre:
 
ü  Deus é comunidade pela Santíssima Trindade.
ü  Deus nos fez comunidade.                                         
ü  A Igreja é comunidade.


Que neste Ano Santo da Misericórdia, Deus nos ajude, por intercessão de Nossa Senhora, aquela que foi a primeira discípula, a sermos missionários inspirados pela força e pela luz do Espírito Santo, para levar ao próximo, através da oração e da Palavra, o socorro para os seus sofrimentos, o alento para as suas necessidades e a alegria do amor de Cristo que emana de cada irmão!

Fonte:
 Comunidade de comunidades: uma nova paróquia
A conversão pastoral da paróquia
Documento 100 da CNBB



Tatiane Bittencourt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!