terça-feira, 17 de maio de 2016

Igreja em saída. Paróquia em missão - Terças missionárias

Papa Francisco, na Carta Evangelli Gaudium (49), incita a uma Igreja em saída:

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”



Inspirado pelas palavras de Papa Francisco e atendendo ao seu pedido de sermos uma Igreja em saída, nosso Pároco, Pe. Rodrigo, propôs o trabalho missionário a partir da novena de Natal de 2014. Na novena, cada pastoral ou movimento ficou responsável por uma rua pertencente à Paróquia. A proposta de tornar as terças-feiras como o dia missionário da Paróquia, em que nenhuma outra atividade é agendada, foi colocada em pauta na primeira reunião do ano de 2015 do Conselho Paroquial Pastoral (CPP), sendo aceita por todos os membros.


Para que a ação missionária fosse bem organizada, foi proporcionada a todos os AFs (Agentes Facilitadores), membros das pastorais/movimentos e lideranças das comunidades, uma Formação com três encontros, sendo o primeiro com Pe. Rodrigo, sobre a importância do trabalho missionário de todos os batizados, como continuadores do trabalho dos apóstolos, seguido do seminarista Rafael Beck, que com o tema “Vocação Missionária da Igreja e dos Batizados”, relatou suas experiências missionárias, e incentivou ao engajamento na missão, além de falar da necessidade de se entregar em oração a visita a ser realizada. No segundo, Rafael Beck abordou o Estudo 107 da CNBB, que fala da importância do leigo na Igreja de Cristo. Já o terceiro foi conduzido pela psicóloga Arailu Arenas com o tema “Sugestões para abordagem das famílias”. Foi montado um material composto de três roteiros: Reza do Terço, Celebração da Palavra (sem Eucaristia) e Reza junto às famílias enlutadas, o que muito ajudou para orientação das atividades. Em março de 2015 teve-se então o início oficial das terças missionárias.
Os agentes missionários são identificados com uma camiseta da paróquia, elaborada especialmente para as missões e com um crucifixo, além de uma cruz e suporte para água benta, para que as casas e famílias visitadas recebam uma bênção.


Nova Formação foi realizada entre os meses de março e abril de 2016, agora contando com a participação dos moradores das ruas visitadas que se identificaram e foram tocados pela ação missionária. Isto muito tem colaborado para uma maior abrangência da missão e também da solidificação das atividades já realizadas.
A missão tem ajudado a restaurar vidas e famílias para Deus, com a participação delas nas missas, o engajamento na vida da comunidade Igreja e a melhoria da espiritualidade e irmandade entre os vizinhos e familiares. Além disso, a missão tem transformado a vida dos agentes missionários, que a cada visita tem uma experiência nova com Deus e com e através dos irmãos. Tem a espiritualidade revivificada, o incentivo a um maior engajamento e o estímulo a ser retransmitido a outros membros de sua pastoral/movimento para a continuidade do serviço dos apóstolos e seguidores de Jesus Cristo, no mais rico sentido de servir.
Acompanhe semanalmente aqui no blog, as notícias das terças-missionárias, com embasamento nos documentos da Igreja, e seja um agente missionário onde quer que você esteja: na sua família, no seu trabalho, na sua rua...

Todo batizado é um agente missionário.
“A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas

(Papa Francisco)


















                                     
 Tatiane Bittencourt      

Um comentário:

  1. Muito bom! É a Igreja, missionária de Jesus acontecendo! Que outras paróquias sigam o exemplo.

    ResponderExcluir

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!