sábado, 2 de maio de 2015

RITUAL DA MISSA

4. A MISSA; UMA CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA

“Reunido o povo,” são as palavras essenciais do Missal para compreender a natureza da celebração eucarística. O Missal de Paulo VI (1970) apresenta como critério da celebração “a reunião do povo de Deus”. A missa é ação do povo de Deus reunido em assembleia.

A assembleia do povo de Deus é a primeira realidade sacramental da missa. Além de sua realidade concreta de pessoas reunidas de diferentes idades, níveis de cultura etc., a assembleia é obra de Deus. Os participantes são convocados pelo chamamento de Deus para a celebração. Chamado que ressoa em todos os domingos para os batizados – pois é principalmente no domingo que os cristãos são convocados para constituírem a assembleia de culto.

A constituição da assembleia dá caráter de ação pública à celebração eucarística. Uma característica notável do culto cristão: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir o pão e na oração. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas” (At 2,42.47). a assembleia, seja qual for o número de pessoas presentes, não é nada menos do que a Igreja reunida.

Chegando ao local da celebração, os cristãos devem lançar um olhar de fé sobre as pessoas reunidas: apesar de serem do bairro ou da vizinhança ou pessoas transeuntes, elas constituem o povo de Deus – a Igreja.

Como mergulhar nesse espírito comunitário? Favorece esse espírito necessário à celebração o fato de as pessoas se saudarem umas às outras, de a equipe de liturgia e os ministros acolherem alegre e fraternalmente os que vão chegando, dando especial atenção às crianças, às pessoas idosas e aos que estão de passagem. Na celebração eucarística, o agir comunitário tem a primazia. Havendo necessidade de destacar algo de caráter individual, cuide-se para que o mesmo se integre à ação comunitária da assembleia.

Frei Faustino Paludo
Assessor de liturgia da CNBB


TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO” – SEMANÁRIO LITÚRGICO-CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!