segunda-feira, 11 de maio de 2015

RITUAL DA MISSA

5. REUNIDOS NO AMOR DE CRISTO

A cada domingo somos convidados a deixar nossa casa, reunir-nos na igreja e formar a assembleia do povo convocado. “A celebração da missa, como ação de Cristo e do povo de Deus, hierarquicamente ordenado, é o centro da vida cristã tanto para a Igreja toda como para a local e também para cada um dos fiéis” 9IGMR 16).
Para nós, cristãos, o domingo tem importante significado. É ele que ilumina os demais dias da semana. É o dia primordial de festa, de alegria e de comunhão fraterna. Os santos padres da Igreja convidavam a “viver a semana iluminados pelo domingo”.
Daí “entende-se a grande importância do preceito dominical de “viver segundo o domingo”, como necessidade interior do cristão, da família cristã, da comunidade paroquial. Sem uma participação ativa na celebração eucarística dominical e nas festas de preceito, não existirá um discípulo missionário maduro” (DAp 252). Com razão afirmavam os primeiros cristãos: “Sem o dom do Senhor, sem o dia do Senhor, não podemos viver!”
Nós não teremos forças para viver como cristãos sem o encontro com Jesus Cristo por meio da memória eucarística. Esse, no entanto, não é apenas um contato espiritual, interno, subjetivo: o encontro com o Senhor acontece no tempo, em um dia preciso. E, dessa maneira, insere-se em nossa existência, concreta, corpórea e comunitária. Assim sendo, participar da celebração eucarística dominical não é simples preceito, mas necessidade que sustenta nossa vida de discípulos missionários de Cristo.
A grandeza do domingo, como encontro de comunhão com o Senhor ressuscitado, remete à necessidade de a missa ser bem preparada no seu conjunto, em que se destaque a atitude acolhedora e fraterna, a digna comunicação dos textos bíblicos, a expressão orante, a harmonia dos cantos, a beleza do espaço celebrativo (cf. IGMR 17). Quem não gosta de chegar a um ambiente agradável e acolhedor que suscita a experiência: “Estamos sendo esperados para a festa primordial do amor, a eucaristia”?

Frei Faustino Paludo
Assessor de liturgia da CNBB


TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO: O DOMINGO

SEMANÁRIO LITÚRGICO-CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!