quinta-feira, 30 de abril de 2015

RITUAL DA MISSA



3. VAMOS À IGREJA

O cristão que se põe a caminho para o encontro com o Senhor tem diante de si “o chegar e o reunir-se em comunidade”. Esse reunir-se constitui a Igreja. O “reunir-se”, para os primeiros cristãos, era algo sagrado que fazia parte de sua identidade. Os mártires de Abitínia, quando indagados pelo imperador sobre os motivos das suas reuniões, respondiam: “Sem a reunião não podemos viver”.
Ausentar-se da “reunião” era o mesmo que machucar o corpo, isto é, a comunidade. O apóstolo Paulo entende a comunidade como um corpo. É pela reunião e celebração que a Igreja se torna cada vez mais corpo no Corpo de Cristo, como diz são Leão Magno: “A nossa participação no corpo e no sangue de Cristo age de tal modo que nos transformamos naquele que recebemos”.
“Vamos à Igreja”. Ter espaços para encontro e convivência faz parte da condição humana. Embora a terra toda seja santa, precisamos de lugares que favoreçam a experiência fecunda da vida em comunidade e o encontro com Deus. Para esse lugar, carregamos a vida de cada dia e buscamos, para a caminhada, luz, sentido, força e coragem missionária. O espaço material, na sua funcionalidade, pode constituir o espaço da reunião e da memória do mistério pascal.
As pessoas se dirigem à igreja para rezar, para confiar sua vida e desejos ao Senhor e dele receber nova luz. Oração é precisamente esse diálogo confidente. Bom seria se aí as pessoas encontrassem um ambiente agradável e convidativo à oração. Um refrão cantado ou uma música suave aquecem o coração. O louvor e a ação de graças que a assembleia elevará ao Senhor, em cantos e preces, primeiro se elabora no coração e depois se expressa em gestos e palavras. Um significativo momento de oração pessoal anterior à celebração comunitária insere e mergulha as pessoas no mistério libertador do qual a assembleia do povo de Deus fará memória por meio da ritualidade litúrgica.

Frei Faustino Paludo
Assessor de liturgia da CNBB


FONTE: O DOMINGO – SEMANÁRIO LITÚRGICA-CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!