terça-feira, 14 de abril de 2015

RITUAL DA MISSA



1-Introdução


A partir do presente número de O DOMINGO, dedicaremos este espaço para melhor compreender o conteúdo do Ritual da Missa.

Trata-se de contributo com enfoque Litúrgico-catequético, destinado especialmente aos ministros ordenados que presidem a eucaristia – mas também a todo o povo de Deus que participa da missa. Produzimos frutos mais consistentes quando conhecemos e depois vivenciamos o que celebramos.

A sequência das reflexões aqui oferecidas objetiva criar a convicção de que a eucaristia é – de fato – alimento e remédio para a nossa vida cristã. Nas palavras do papa Francisco: “A eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos... Muitas vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfandega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua fadigosa” (EG 47).

Para nos ajudar a desenvolver de modo consistente a tarefa de explicar a missa, parte por parte, convidamos especialistas no assunto.

A explicação do conteúdo presente nos ritos de entrada e finais estará a cargo do atual assessor de liturgia da CNBB, frei Faustino Paludo.

A parte da missa dedicada à liturgia eucarística nos será apresentada pelo atual pároco da catedral de Porto Alegre e ex-assessor de liturgia da CNBB, Pe Carlos Gustavo Haas.

Pela extensão do tema, a parte do Ritual da Missa dedicada à liturgia da palavra será desenvolvida, neste mesmo espaço, após a Páscoa do próximo ano. Objetivamos, assim, oferecer uma visão completa, prática e atual do Ritual da Missa.

Que a trajetória a ser percorrida neste espaço nos próximos meses deste ano – sendo retomada após a Páscoa do próximo ano – avive em nós a importância da eucaristia em nosso dia a dia.

Pe. Darci Luiz Marin
Coordenador dos periódicos da Paulus

A PASCOM PNSA VAI TRANSCREVER TODA SEMANA PARA AJUDAR NESSA FORMAÇÃO TÃO IMPORTANTE.


FONTE: O DOMINGO – SEMANÁRIO LITÚRGICO-CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!