sábado, 1 de setembro de 2012

PALAVRA DO PÁROCO - SETEMBRO/2012



Estimados:




“A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.” (Jo. 6,68)



É impressionante como cresce entre os católicos, de fato conscientes e comprometidos, o gosto pela Palavra de Deus.
A gente percebe aqui e ali, as pessoas rezando, diariamente, o Evangelho do dia, os Salmos, e até existem os que já fazem a “Leitura Orante da Palavra”!
É animador perceber que estamos saindo do medo da Bíblia para o reconhecimento de que Deus nos fala de muitos modos, mas particularmente e sobretudo através de sua Palavra.
Chegamos a mais um mês da Bíblia, e quero incentivar ainda mais, os nossos agentes de pastoral, ao uso da Palavra de Deus, esperando que esta Palavra dê a todos aquela mesma certeza que Pedro teve ao afirmar, no versículo 68 do capítulo 6, do Evangelho de São João, de que só em Deus encontraremos verdadeira segurança, diante de tantas incertezas que vivemos ao longo de toda vida.
Outro dia, cheguei até um amigo e me alegrei muito por ver uma liturgia diária na gaveta, em seu ambiente de trabalho. Até brinquei que poderia ser uma liturgia diária velha, que sua esposa, acidentalmente, teria guardado, e ali esquecera. Para minha surpresa, não era! Era atual, daquele mês! E ali, em seu ambiente de trabalho, ele lia diariamente a Palavra de Deus e fazia dela uma presença no lugar onde passava a maior parte de seu dia e de sua vida. Saí tão feliz daquela experiência e pensei comigo: a insistência da Igreja vai lentamente mudando a cultura do medo e a falsa idéia de que é difícil ler a Bíblia. Até que eu pensava que jamais entraria nessa, mas, já estava nessa!
Tomara que todos os engajados no serviço do Reino, todos os que servem a Deus em sua Igreja, tenham o bom hábito de estar com Ele, através de sua Palavra, sempre que puderem, e de preferência, todos os dias.
Vamos, neste mês, exaltar a Palavra, e nos recordar, destacando, de modo especial, seu valor, agora nestes dias, em que ela nos traz o Céu até a terra de nossas vidas; que ela é nossa força, nossa fonte de sabedoria e luz.
Aproveito para informar que nos dedicaremos neste mês a um projeto de conscientização, em vista das eleições municipais que se aproximam, chamado de: “Com Jesus e Maria, rezando pelas eleições municipais“. Este projeto  tratará da reza do terço nas casas, envolvendo  todos os agentes de pastoral de nossa paróquia, com a finalidade de rezar e abrir a mente dos cristãos para o valor do voto maduro e consciente.
É uma pena que muitos batizados e participantes da Igreja vendam o seu voto, e se associem a pessoas que não têm projetos de melhoria para a cidade e para os mais pobres, menosprezando o direito democrático de mudança.
Trata-se de um pecado que muitos não sentem pesar em suas consciências, e, por isso, pessoas mal intencionadas ficam ricas e fazem o que querem do bem público.
Tomara que esta iniciativa produza frutos e leve os filhos da Igreja a fazerem a diferença nas urnas, no próximo mês de outubro.
Faremos também neste mês, de 10 a 16, a semana do dízimo, com a finalidade de conscientizarmos a todos sobre o valor desse compromisso bíblico do cristão; em tempo, a pastoral do dízimo nos apresentará sua proposta.
Por conta da situação precária do parque municipal Águas do Barão, não será possível realizar o tríduo e festa de Santa Teresinha. Porém,celebraremos a missa em louvor e ação de graças, no dia 30, no próprio parque, às 08h30min, como é costume.
No próximo dia 26 deste mês, celebraremos na ADPM, às 19 horas, São Miguel Arcanjo, padroeiro da comunidade do Mondesir, que faz parte da nossa paróquia. Convido a todos para prestigiarem esta celebração, fazendo-se presente.
Que a Senhora Aparecida, Mãe, que pelo seu sim colaborou para que a Palavra se fizesse carne, rogue bênçãos especiais sobre todos nós este mês!

Lorena, setembro de 2012.









Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!