terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dom Beni recebe nomeação com surpresa, fé e responsabilidade


"A celebração deste Sínodo vai contribuir muito para a inculturação da fé, para que a fé não seja um verniz na vida das pessoas"


O Bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, recebeu com surpresa a nomeação feita pelo Papa Bento XVI, para participar da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, de 7 a 28 de outubro em Roma, que tratará sobre a Nova Evangelização.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Dom Beni explica que seu trabalho será não somente teórico mas também prático. O Bispo vai apresentar experiências relacionadas a Nova Evangelização no Brasil. "Na diocese de Lorena eu focalizo a experiência de Nova Evangelização por parte da Canção Nova", disse.    

Dom Beni destacou o papel protagonista do leigo na Nova Evangelização, explicou como, na prática, os assuntos discutidos em Roma farão parte do dia a dia dos fiéis e ainda falou sobe a ligação do Sínodo com o Ano da fé.

Leia íntegra da entrevista: 
noticias.cancaonova.com - O senhor esperava essa participação ativa no Sínodo?
Dom Benedito Beni - Tanto a minha nomeação para o Sínodo dos Bispos para a Africa quanto agora para o Sínodo sobre a Nova Evangelização eu não esperava, foi uma surpresa para mim. Surpresa que aceito com alegria, fé e responsabilidade.

noticias.cancaonova.com - Qual será o trabalho do senhor neste Sínodo dos Bispos? 

Dom Benedito Beni - O Sínodo é um órgão consultivo do Papa. O Papa consulta o Sínodo em questões pastorais, de modo que em última análise o Sínodo ajuda o Papa no governo da Igreja. É uma experiência de colegialidade episcopal. E o meu trabalho no Sínodo é um trabalho teórico, participar das reflexões e um trabalho também prático: apresentar as experiências de Nova Eangelização sobretudo aqui na diocese de Lorena e no Brasil em geral. Na diocese de Lorena eu focalizo a experiência de Nova Evangelização por parte da Canção Nova, de modo que poderei levar para o Sínodo uma contribuição teórica e uma contribuição também prática a partir dessas experiências.
noticias.cancaonova.com - Qual o papel do leigo nessa “Nova Evangelização”?
Dom Benedito Beni - O papel do leigo é de protagonismo, a missão do leigo se realiza dentro do mundo, o leigo é aquele que vive no mundo, se santifica no mundo e cumpre a sua missão no mundo, então sem a contribuição dos leigos a Nova Evangelização não atingiria todos os espaços da cidade. Existem espaços da cidade em que o bispo não chega, o padre não chega, o diácono não chega, mas o leigo estará presente cada dia e sobretudo cabe ao leigo, desenvolver a Nova Evangelização que é a evangelização da cultura no ambiente que ele vive. A Nova Evangelização é obra, é tarefa do bispo, do padre, mas de modo muito especial tarefa dos cristãos leigos.

noticias.cancaonova.com - De que maneira a proposta do Ano da fé pode contribuir para as reflexões deste Sínodo? 
Dom Benedito Beni - O Ano da fé, podemos dizer, de certo modo, está ligado a realização do Sínodo. O Sínodo vai ser realizado justamente no Ano da fé. Então a celebração deste Sínodo vai contribuir muito para a inculturação da fé, para que a fé não seja um verniz na vida das pessoas, mas penetre na cultura, nos atos sociais, nas leis, na organização da sociedade. Então o Sínodo sobre a Nova Evangelização está intimamente ligado a celebração do Ano da fé.
noticias.cancaonova.com - Como as propostas, os assuntos discutidos neste Sínodo, chegarão a atingir o dia a dia dos cristãos de modo geral? 
Dom Benedito Beni - Então, após a conclusão do Sínodo, o resultado é entregue ao Papa, todas as reflexões, estudos que foram feitos durante o Sínodo e até mesmo os estudos feitos em preparação para o Sínodo. O Papa recebe todo esse material e depois elabora a carta pós-sinodal dirigida a toda Igreja, e esta carta deve então ser estudada em todos os níveis da Igreja, nas comunidades, nas paróquias, nas dioceses. A carta pós-sinodal deve ser objeto de retiros de reflexões, simpósios, congressos, e assim, creio eu, ela poderá ser conhecida, vivida e aplicada em toda Igreja, até mesmo nas pequenas comunidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!