segunda-feira, 11 de junho de 2012

Julia Beck faz uma síntese da liturgia da missa do 10º domingo do tempo comum que participou neste domingo às 19h





           O princípio do sentimento nefasto da maldade é simbólicamente atribuído a imagem cruel e amaldiçoada da serpente venenosa, guardiã do fruto da árvore proibida. Promessas falsárias, certezas enganosas e a corrupção persuasiva da inocência são palavras e ações catálogadas liturgicamente no livro do Gênesis para expressar a essência diabólica da luta espiritual entre o bem e o mal.
 
            Jesus e sua missionária salvação é a prova cabal da vitória triunfante contra o demônio. O ser humano tem dentro de si dois extremos pessoais conflitantes: o desejo de professar o amor, a paz e a misericórdia e a tentação à ganância, crueldade e à ruindade. O afloramento de um destes lados depende exclusivamente das futuras escolhas e decisões a serem concretizadas.

            A disposição em servir e render-se aos conselhos e ensinamentos de Cristo, que é unico Deus e verdadeiro homem, parte da concepção religiosa do aceitamento humano da condição de filhos e irmãos, em um gesto de nos legítimarmos membros de uma família formada pela vontade divina e constítuida na espera da vida sem fim.

            O homem em sua interioridade renova-se diariamente com seus ideais, pensamentos e administrações pessoais, ao contrário de sua exterioridade, que por fatores temporais modifica-se gradativamente. Em um mundo de aparências, onde a imagem vale mais que pensamentos e palavras, a artificialidade e a superficialidade sobresaem-se sobre a essência. Segundo São Paulo, o homem que se sustenta por seu exterior pode corromper-se pelo pecado.

              Vencer as lutas e batalhas diárias bebendo exclusivamente da fonte de todo bem divino, inspirar-se ao lado do príncipe da paz e triunfar unidos sobre as forças negativas do mal é acima de tudo vencer-se. A transformação intimamente interior e pessoal sucumbe as tentações demôniacas e fortalecem o professamento da fé no Senhor. Ele é a luz, a verdade, a vida e a salvação do mundo, sem ele enfraqueceremos e com ele nada temeremos.


Julia Beck
Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Um comentário:

  1. Olá Júlia! Deus contigo!
    parabéns pela síntese...
    Vc tem que ser jornalista mesmo!
    Pe. verreschi.

    ResponderExcluir

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!