quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

QUARESMA - "Que a Saúde se difunda sobre a terra" (cf Eclo 38,8)


Estimados:

“Lembra-te que tu és pó e ao pó voltarás” (Genesis 3,19)


Com esta frase do livro do Gênesis gostaria de recordar a todos que se aproxima um período rico dentro de nossa fé: a Quaresma.
Época em que nos preparamos para celebrar o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde Deus assume nossa condição de “pó” para nos resgatar totalmente.
Como cristãos, devemos participar desse tempo com espírito de penitência, oração, caridade e melhoria (conversão). Nada devemos fazer por obrigação ou tradição, e sim, pensando que nada somos sem Deus e que  precisamos caminhar cada dia mais na direção Dele e da salvação que Ele tem para todos nós.
Deus não deseja que se perca nenhum daqueles que são seus! A vida é feita de empenho, mas acima de tudo, de um beber constante de Sua graça.
A experiência de nossas limitações deve nos fazer perceber que somos pó mesmo, e nada podemos se não for pelo amor ilimitado de Deus por nós, que se expressa ao máximo na entrega do crucificado.
Por isso, queremos retomar nossas atividades pastorais, olhando para a Quaresma e nos preparando para vivê-la com todo nosso coração e alma. Queremos recomeçar nosso agir de batizados, engajados na comunidade, conscientes de que somos “pó” e precisamos Daquele que veio nos resgatar pela entrega salvadora da Cruz. Queremos colocar todos os afazeres que teremos, na perspectiva do povo caminheiro, que anda no deserto empoeirado, sonhando com a terra prometida, onde existe um oásis refrescante: o amor ilimitado de Deus, que nos aguarda. Queremos dizer sim, como Maria, companheira do Cristo crucificado, e servir nossa comunidade, aprendendo a ser mais de Deus, errando menos e acertando mais.
Pessoalmente, espero que dois mil e doze, ano em que nossa paróquia completa cinco anos de sua criação, seja rico em amadurecimento espiritual, que haja um comprometimento sincero e fortalecimento no projeto de Jesus, em todos os que aqui já se encontraram como batizados, nessa porção de nossa igreja diocesana. Rezo para que não percamos  essa alegria que nos é própria, acolhida que nos diferencia, e a coragem de superar os desafios, que revela que com Deus tudo podemos! Temos muito a edificar, mas não podemos ter pressa, precisamos sim de uma espiritualidade que nos energize, para realizarmos os grandes desafios que temos. Gostaria que todos se lembrassem de que somos de fato “pó”, de que temos limites e que não podemos tudo, mas que Deus pode. É necessário ter consciência de que a obra é de Deus e não nossa, e requer capricho, mas também aceitação de que nem tudo acontece como queremos.
Convido todos para participarem da missa de Cinzas, no dia vinte dois de fevereiro, às dezenove horas e trinta minutos,em nossa Matriz Paroquial. Nesta ocasião, entraremos em comunhão com a Igreja do Brasil, vivendo a Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é: “Fraternidade e saúde pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). Que essa temática possa ser muito bem explorada por nós e que se reverta em frutos concretos para a nossa comunidade de fé.
Termino, deixando um abraço carinhoso para todos e suplicando, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as bênçãos de Deus para todos nós e nossos afazeres pastorais deste ano.

Lorena, fevereiro de 2012.





Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!