domingo, 26 de fevereiro de 2012

O ESPÍRITO CONDUZ


O primeiro domingo da Quaresma nos apresenta o início da pregação de Jesus na Galileia. Antes de iniciar sua missão pública, Jesus é batizado por João e passa quarenta dias no deserto, sendo tentado por satanás.

O Filho de Deus se deixou conduzir pelo Espírito Santo, mostrando-nos que ser filho de Deus é deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus.

Satanás representa todas as forças contrárias ao projeto que Jesus vem realizar. Os projetos contrários ao projeto de Deus são tentadores, com promessas maravilhosas pelo menor esforço.

Mas o que Jesus vem inaugurar é o reino de seu Pai. Sendo acompanhado pelo Pai, ele supera Todas as tentações e leva adiante sua missão. Uma missão difícil, de enfrentamento dos poderes que tiravam a liberdade e produziam a morte. E não é simples coincidência que Jesus comece sua pregação exatamente depois da prisão de João Batista.

A boa notícia que Jesus proclama é que o tempo se cumpriu. Não é mais tempo de esperar. É tempo de agir. O Messias esperado já veio: é o próprio Jesus inaugurando o reinado de Deus no mundo.

Para ingressar nesse reino, as palavras de Jesus são claras: “Arrependam-se e acreditem no evangelho”. Arrepender-se é mudar de caminho, reconhecendo que tantas estradas levam para longe do projeto de Deus. Arrepender-se é mudar de mentalidade, passando a ver as pessoas, as relações e o mundo com o olhar do Deus de Jesus. Acreditar no evangelho é entregar-se confiante, que Jesus vem comunicar e fazer acontecer.

Os quarenta dias de Jesus no deserto abrem nossa caminhada quaresmal: é este o tempo certo para seguir os passos de Jesus. Somos filhos de Deus e queremos nos deixar guiar pelo Espírito de Deus. Ele nos acompanha e nos dá forças para vencer as tentações do poder, do prestígio e das riquezas. E nas palavras de seu Filho se joga o grande desafio de nossa vida: vamos ficar esperando e assistindo ou vamos fazer acontecer as ações do reino?

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!