terça-feira, 14 de julho de 2009

RESUMO DA HOMILIA - MISSA DO 15º DOMINGO COMUM

Neste domingo a liturgia da Palavra nos traz a leitura da Profecia de Amós, carta de São Paulo aos Efésios e Evangelho segundo São Marcos.

Todos nós temos uma vocação com a qual nascemos ou alguma que se manifesta em meio à necessidade. Quando somos batizados, recebemos a vocação de profeta, sacerdote e rei.

A primeira leitura narra a passagem em que Deus fala a Amós: “ Vai profetizar para Israel, meu povo”.

Amós em sua época, por volta de 700 anos antes de Cristo, foi um profeta cujo único objetivo era fazer a vontade de Deus. Viveu num período em que o rei manipulava as pessoas através de profetas corruptos, que profetizavam de acordo com a vontade daquele que governava. Amós, a pedido de Deus, foi falar a verdade ao povo de Israel e sofreu a pressão daqueles que se diziam profetas. Mas ele não teve medo, não recuou e cumpriu sua missão.

Quem vive em comunhão com Cristo, sente as coisas que Jesus sente. Sofre as dores da injustiça, percebe o que desagrada o coração do Pai e sabe onde mora o erro e tem, portanto a missão de levar a luz para que as trevas sejam dissipadas.

No Evangelho de São Marcos, Jesus envia seus discípulos de dois em dois para anunciar o Evangelho e dá-lhes autoridade para expulsar os espíritos impuros e curar os doentes. Recomenda-lhes que não levem nem pão, nem sacola e nem dinheiro. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.

Essas recomendações têm o sinônimo de liberdade. Sandálias nos pés e nenhuma bagagem são para que estivessem livres e a vontade para cumprir a vontade de Deus.

É isso que Jesus nos pede ainda hoje. Aquele que vive em Cristo tem em si a graça de ser profeta no meio em que vive. Ser temente a Deus e somente a Ele nos faz livres para cumprir a Sua vontade.

Encontre alguém com quem dividir a missão de evangelizar, de profetizar, de levar a luz aos lugares mais sombrios. Conte com a graça e o auxílio Divino, para que o reino de Deus se estabeleça!

Decida de qual lado quer ficar. Dos profetas que se deixam corromper ou quer ser como Amós, livre e independente para anunciar a vontade de Deus!

RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!