sábado, 25 de julho de 2009

Pe. Federico Lombardi comenta a repercussão da encíclica

"A Encíclica Caritas in Veritate teve e continua tendo grande repercussão no mundo e a ser comentada em várias línguas. A profundidade da análise antropológica e teológica, a variedade e a atualidade dos temas abordados oferecem uma ocasião para diversos aprofundamentos, que geralmente são muito positivos.

Os comentaristas afirmam que – apesar da crise que atravessamos – a encíclica oferece uma mensagem de esperança: a humanidade tem a missão e os meios para transformar o mundo e fazer progredir a justiça e o amor nos relacionamentos humanos e nos campos social e econômico. Mas, se o desenvolvimento deve estar a serviço do homem e de todos os homens, não podemos nos eximir de uma questão ainda mais profunda: a que homem deve servir?

Neste ponto – que é uma das originalidades da encíclica – o horizonte se estende e abrange temas ainda não tocados nas precedentes encíclicas sociais: a defesa da vida, a visão da sexualidade e da família.

Sobre estes temas, o papa novamente se expressa contracorrente em relação às dominantes tendências culturais de hoje. Tais temas são partes igualmente essenciais da encíclica: devem ser lidos e levados a sério; são elementos de um único texto. A Igreja oferece, com lealdade e a todos, sua visão do homem, porque está convencida de que este é o modo melhor para servir o bem comum". Editorial Octava Dias de Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!