terça-feira, 26 de julho de 2016

Terças Missionárias - Igreja em saída. Paróquia em missão - PARTIR DE JESUS CRISTO - Documento 102 – CNBB

A Igreja vive de Cristo

          
  Jesus Cristo é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. A Igreja exerce sua função evangelizadora anunciando o Evangelho e o fundamento do discipulado missionário é o seguimento de Jesus Cristo. A Igreja, fiel a Jesus Cristo, coloca-se a serviço do Reino de Deus. Seu reinado significa sua atuação salvadora e sua proximidade paterna e misericordiosa para com todos, em especial os pobres e os marginalizados. O Reino é dado gratuitamente, por herança, cabe ao discípulo acolhê-lo por meio da conversão e da fé.
            A Igreja no Brasil se alegra com a proclamação do Ano Santo da Misericórdia e assume a sua proposta pastoral. Ela tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa. A Igreja existe no mundo como obra das três Pessoas divinas, é povo de Deus (em relação ao Pai), corpo e esposa de Cristo (em relação ao Filho) e templo vivo (em relação ao Espírito Santo).

Igreja: lugar de encontro com Jesus Cristo

            Deus se comunica conosco por meio de sua Palavra que é Jesus Cristo, Verbo feito carne, que sendo de condição divina, não se fecha em si mesmo, mas se esvazia até a morte, e morte de cruz (Fl 2, 5ss). O encontro com Jesus enche a vida de alegria, convida à conversão e ao discipulado missionário. Este encontro é mediado pela ação da Igreja, que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, a experiência de sermos salvos por Ele, que nos leva a amá-Lo cada vez mais.
Atitudes fundamentais do discípulo missionário

            O discípulo missionário encontra nas atitudes de alteridade e gratuidade as marcas que configuram sua vida à de Jesus Cristo. A alteridade se refere ao outro, ao próximo, ao irmão, e as diferenças convidam ao respeito mútuo, ao encontro, ao diálogo à partilha. A gratuidade encontra no mistério pascal seu grande significado, pois a vida só se ganha na entrega, na doação; significa amar, em Jesus Cristo, o irmão, sendo solidário e fraterno. Assim, consegue-se promover a justiça, a paz, a reconciliação, a fraternidade, e consegue-se oferecer à sociedade o testemunho do perdão.

A Igreja em saída

            Ser verdadeiro discípulo missionário exige o vínculo afetivo e efetivo com a comunidade. Papa Francisco disse que “a saída exige prudência e audácia, coragem e ousadia”. A Igreja, mãe de coração aberto, chama a todos para reunir-se na fraternidade, acolher a Palavra, celebrar os sacramentos e sair em missão, no testemunho, na solidariedade e no anúncio da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo. Na Igreja o fiel encontra a unidade de todos, em meio à diversidade de dons, serviços, carismas e ministérios.

            Viver o encontro com Jesus Cristo implica amor, gratuidade, alteridade, unidade, fidelidade, perdão e reconciliação.


            “Uma fé autêntica, que nunca é cômoda nem individualista, comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela”. (Evangelii Gaudium, n. 183)

Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!