terça-feira, 19 de julho de 2016

TERÇAS MISSIONÁRIAS - IGREJA EM SAÍDA. PARÓQUIA EM MISSÃO

Terminada a nossa revisão sobre o Documento 100 da CNBB, achamos por bem iniciarmos o estudo do Documento 102 “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)” – 2015-2019. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) atualizou as DGAE 2011-2015 sob a luz da Exortação do Papa Evangelii Gaudium, A Alegria do Evangelho. O Papa Francisco apresentou nesta Exortação caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos e convocou toda ela para “avançar no caminho da conversão pastoral e missionária”, a “não deixar as coisas como estão” e a se “constituir em estado permanente de missão”.

A celebração dos 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, em 08 de dezembro de 1965, e o Ano Santo da Misericórdia, iniciado em 08 de dezembro de 2015, com término em 20 de novembro de 2016, convidam-nos a prosseguir no caminho da renovação pastoral, no contexto da nova evangelização, com novo ardor missionário e criatividade pastoral.

Na revisão do Documento 100, várias vezes citamos o Concílio Vaticano II. Mas o que é um concílio? Concílio é a assembleia de todos os bispos do mundo ou de uma representação dos bispos, em comunhão com o Papa, e procura esclarecer questões de fé, de moral, ou da vida prática da Igreja. São momentos fortes e importantes para a vida de toda a comunidade dos discípulos de Cristo. É ecumênico, não porque é uma reunião com outras religiões, mas porque vale para toda a Igreja, ou seja, para o mundo. Os concílios ecumênicos têm, pois, autoridade sobre toda a Igreja de Cristo, pois aí está reunido o Colégio dos Bispos junto ao Papa, como o Colégio dos Apóstolos junto a Pedro.


O Papa João XXII convocou o Concílio Vaticano II pois considerou que naquele momento a sociedade humana estava em uma grave crise, que pesava sobre a Igreja, ou seja, a sociedade estava num grande progresso material ao qual não correspondia igual progresso no campo moral. Mas ele foi positivo em pensar que a Igreja não passava por perseguições e que, depois da II Guerra Mundial, havia um desejo de paz e entendimento entre as nações, além do desejo de maior união entre os cristãos. Ele também acreditava que os meios tecnológicos poderiam ser uma ajuda à Igreja a difundir o Evangelho, tornando-o mais acessível e de simples compreensão. Finalmente, o Papa esperava que o concílio tivesse uma preocupação sobretudo pastoral, usando de misericórdia e não de severidade. Ele logo morreu e quem o substituiu foi Papa Paulo VI. Do Concílio Vaticano II surgiram vários documentos, como a Lumen Gentium (O que é a Igreja).

Objetivo geral do Documento 102:
“EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

Nas próximas terças-feiras traremos então citações importantes retiradas e refletidas, em especial do Documento 102 da CNBB e da Exortação do Papa Francisco Evangelii Gaudium, A Alegria do Evangelho.
Esperamos que aproveitem!
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”! (Mc 16, 15)


Documento 102 CNBB, p. 8-14, 2015.

Tatiane Bittencout
AF(agente facilitador) Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!