sábado, 19 de julho de 2014

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO - 2º DIA DO TRÍDUO - HOMILIA DO PADRE TONINHO - CN


HOMILIA DO PADRE TONINHO


FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO


Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus termina o evangelho de hoje dizendo que o Filho do Homem é Senhor do sábado. Para os fariseus, os doutores da lei na época de Jesus, o sábado era como se fosse o domingo para nós, porque o Judeu guardava o dia de sábado. Ainda hoje, em Israel os Judeus fazem tudo de domingo a sexta-feira, mas chega o sábado tudo para. Mas então por que Jesus, como judeu fala do sábado? Porque depois o dia do cristão seria no domingo. A palavra domingo significa, dia do Senhor. Mas aqui Jesus diz que Ele é o senhor do sábado. É aquele ditado que o próprio Jesus já fala: O sábado foi feito para o homem ou o homem foi feito para o sábado? O sábado foi feito para o homem! Os fariseus condenavam a atitude de Jesus pelo que ele fazia no sábado. Nós não podemos ficar presos às leis. Não quero dizer que não se deve seguir às leis. As leis meus irmãos, existem em função da vida. As leis de transito por exemplo, existem para nossa segurança. As leis foram feitas para serem obedecidas, para dar organização na vida.
Mas Jesus fala que os fariseus eram muito presos à lei e isso escravizava as pessoas. Por isso que ele diz: “Vinde a mim vós que estais cansados pois meu jugo é suave e meu fardo é leve. Jesus quer tirar das costas das pessoas, tudo aquilo que oprime, tudo aquilo que escraviza. Por isso realizar um bem em dia de sábado não pode ser visto no sentido legalista. Jesus faz bem todas as coisas e aqui ele fala de uma coisa muito importante que nós precisamos aprender, sobre algo que ele fala aqui no evangelho: quero a misericórdia e não o sacrifício. O que Jesus está falando com isso? Quantas vezes Jesus já falou de misericórdia? Veja em Mateus, 5 – Sermão das bem aventuranças: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Lucas 6,36, “Sede misericordiosos como Vosso Pai celeste é misericordioso”. O que é misericórdia? Jesus deixa bem claro: A misericórdia pode ser traduzida por Amor. O amor de Deus, a caridade. Ser misericordioso é você colocar no coração de Deus as coisas. Misericórdia é a junção de duas palavras: miséria + coração – a minha miséria no coração de Deus.
Jesus chamou Mateus, antes conhecido como Levi, que era cobrador de impostos, uma profissão mal vista no tempo de Jesus. Os fariseus não gostavam deles pois eram ladrões. O chefe dos cobradores de impostos era Zaqueu. Um dia Jesus visitou a casa de Zaqueu e ele se converteu.

Um dia, Jesus passando chamou Mateus para segui-lo. Mateus deixou tudo e seguiu Jesus. Antes porém reuniu todos os cobradores de impostos e deu uma festa e Jesus também participou e foi criticado pelos fariseus porque ele comia com os cobradores de impostos e pecadores. Então Jesus lhes diz: o médico é para quem está doente. Eu não vim para os justos mas sim para os pecadores.
Deus não fica olhando para nossas misérias mas olha o nosso coração.
Hoje Ele nos convida a darmos esse passo na nossa fé. Ser misericordioso e não parar na miséria do outro. Ser misericordioso é não viver o legalismo em nossa fé. A lei existe para nos ajudar a ser pessoas livres e se a lei não liberta então, escraviza. Era o que os fariseus viviam.
Jesus disse que não veio para abolir a lei e os profetas: - Eu vim dar um novo sentido. Veja em Mateus capítulo 6 e 7. Jesus diz: Está escrito: Olho por olho, dente por dente, mas eu vos digo: Não matar. Mas quem olhar para seu irmão e disser pra ele: Patife, está perdido. Jesus dá uma nova interpretação à lei e é isso que Ele faz diariamente pra nossa vida. Tem gente que usa trechos da Palavra de Deus de acordo com sua vontade. Quando a coisa é de seu interesse. Jesus deixa bem claro para os judeus e para nós nos dias de hoje, que a Palavra de Deus é para nos libertar, para nos ajudar a sermos homens melhores, mulheres melhores. É para nos ajudar a sair de um individualismo, sair de um mundinho que muitas vezes a gente vai fabricando. Com relação a isso quero dizer pra vocês que viver a misericórdia é você chegar ao coração de Deus. Como fazer isso? O recadinho foi dado na primeira leitura de hoje. Quem era Ezequias? Ezequias foi acometido de uma doença mortal ainda jovem. O profeta Isaias foi visitá-lo e lhe disse que arrumasse as coisas da casa dele pois ia morrer. Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor dizendo: “Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”.
Ele não pediu a cura, só rezou e prorrompeu num grande choro. Olha a reação dessa oração de Ezequias e vai entender como se chega ao coração de Deus.
A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: “Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos.
A oração de Ezequias agradou à Deus que o curou.
Como está a nossa oração?
-Senhor eu preciso disso, preciso daquilo... qual é o tipo de oração que estamos fazendo?
Em nossas orações muitas vezes só pedimos coisas supérfluas.
Veja a oração de Ezequias.
Essa é a oração que chega e agrada o coração de Deus. Por isso o salmista diz hoje: Vós livrastes minha vida do sepulcro a fim de eu não deixar de existir.
O senhor livra, mas por favor meu irmão, minha irmã, não vamos fazer da oração um comércio com Deus. Eu vou fazer isso para que Deus faça isso em minha vida.
Ezequias rezou com sua vida.
Por isso meu irmão, para chegar no coração de Deus é preciso passar pelo caminho da misericórdia. Não ficar brincando de ser cristão. Deus sabe de tudo que se passa conosco.
Tem pessoas que costumam dizer que Deus se esqueceu delas.
Gente, você nunca pode dizer isso: Deus esqueceu de mim. Se você está aqui e respirando significa que Deus não se esqueceu de você. Parece que acham que assim Deus ficará com dó deles.
Não faça birra perante o Senhor mas quando as coisas não saírem de acordo com o que você sonhou faça como Ezequias e diga: Senhor, eu estou caminhando, lembra-te de mim.
Qual foi a frase do bom ladrão? – Jesus, lembra-se de mim quando estiveres no teu reino. Jesus lhe diz: Hoje mesmo estarás comigo no paraiso.
Meu irmão, Deus nos escuta e nos vê. Ele sabe do que precisamos. Por isso, quando Jesus ensinou a oração do Pai nosso, depois que diz, .... venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
Tem gente que se pudesse mudaria a oração a seu favor.
Não seja um cristão papagaio. Vive repetindo palavras e não vive o que reza.
Quantas vezes você já rezou o Pai nosso em sua vida cristã? E não entendeu ainda que a vontade de Deus está acima da sua. Ele sabe do que eu preciso. No momento certo Ele vai agir.
Se você pai e mãe sofre por dizer não para seu filho, porque você sabe que se disser sim pode prejudicá-lo, Deus sabe o que é melhor para nós.
Para tudo tem o seu momento, por isso que nossa oração precisa ser uma oração de confiança.
Se aquilo que pedimos não for para que sejamos melhor, para sermos mais santos, Deus não vai dar algo para nos levar para o inferno. O nosso lugar é no céu.
Eu convido você hoje a não ter medo e a não ficar com legalismo achando que você tem direito lá com Deus pra você conquistar coisas.
Nossa oração deve ser: Senhor, seja feita a vossa vontade...
Se está difícil o problema, peça ao Senhor que te dê coragem, sabedoria, fortaleza, discernimento. Isso agrada Deus. Tem gente que quer que tudo caia do céu. Quer um emprego e fica o dia todo no computador. Emprego não vai cair ali nunca. Primeiro que já está cometendo um pecado que é a preguiça. Quem é preguiçoso, deixe a preguiça espiritual de lado. Deus quer pessoas que não vacilem. Deus quer homens e mulheres que não tenham medo de enfrentar as adversidades, os obstáculos.
Oração é confiança. Já nos ensinava Santa Teresinha do Menino Jesus.
Orar é elevar o pensamento à Deus.
Peçamos essa graça no dia de hoje. Que a nossa vida de oração não seja para cobrar Deus daquilo que temos direito como filhos. Ele sabe o que é melhor para nós. Aprendamos com S. Cristóvão a sermos acolhedores, a saber carregar em nossos ombros, não somente os nossos problemas, mas também saber carregar a nossa família, nossos amigos, apresenta-los à Deus com a nossa oração. Santa Faustina dizia: Seu eu não posso chegar ao outro com minha ação, que eu chegue com minha oração. Oração não tem fronteiras, ela pode chegar em qualquer lugar e uma oração bem feita, chega ao coração de Deus. E a oração precisa ser feita com humildade. Um coração humilde é um coração que agrada a Deus.


Por: Ana Maria
Pascom PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!