domingo, 24 de março de 2013

SEMANA SANTA 2013 - DOMINGO DE RAMOS

Semana Santa é fonte e origem de nossa fé.  É como olhar um álbum de fotografias para relembrar momentos importantes de nossa vida.
O mundo está mudado. Hoje em dia as pessoas trabalham até tarde e estudam durante a semana santa. Antigamente a quinta santa, quando começava o tríduo pascal era feriado.
Ainda assim, diante de um mundo que muda tanto, nós somos chamados a conservar a nossa tradição. Uma tradição que reverte em bem para nós. Por isso, com essa cerimônia nós iniciamos a semana chamada “Semana maior”.
A igreja pede que cada católico se organize bem para viver a semana santa.
Quem faz a semana santa bem feita, sai dela transformado. Nessa semana olhamos os últimos passos de Jesus. Passos tão fortes que comovem o nosso coração. É impossível olhar para Jesus Cristo diante de uma entrega tão grande como a que ele fez por nós e o nosso coração não ser tocado.
Interessante que durante a semana santa nós vamos nos identificando com os personagens. A gente se vê neles. É como se Deus a cada ano falasse conosco acerca da vida que estamos levando e nos convidando a uma vida nova. Por isso que somos convidados a mais do que estar na missa de corpo, estar de coração, prestando atenção nas leituras, nos ritos da cerimônia. Tudo vai falar a nós. A cor das vestes, os enfeites ou não da igreja, a palavra proclamada, a palavra partilhada. Tudo isso vai atingir nossos corações. Vivamos bem essa semana. Vamos trazer para essa semana o que estamos vivendo. A cada semana santa nós estamos de um jeito. A cada ano é uma história nova que se faz. Traga tudo que te aflige, suas alegrias, sua família, seu coração inteiro para viver aquilo que Deus tem pra você.
Padre Rodrigo comentou conosco uma lembrança de seu tempo de infância, quando sua mãe o levava para participar das procissões. Ele disse que na época não entendia bem ainda o porquê das coisas mas via o valor que sua mãe dava para isso e com o tempo foi entendendo e aprendendo a gostar também. Falando assim vemos o quão importante é levar os filhos para participar da igreja. Eles vão crescendo, aprendendo e valorizando a fé.
O povo simples de Jerusalém acolheu Jesus, foi o que nós fizemos agora a pouco com a procissão de ramos. Hoje em dia, andar na rua em procissão é meio esquisito porque o povo parece que tem oposição à igreja. Os olhares são diferenciados. Olhares de quem se comove, acha bonito, mas olhares de gente que se incomoda e tem pressa de que passemos logo para que possam seguir seu caminho. Comerciantes que não mais baixam as portas de seu comércio. E a gente passa como aquele povo que passou pelas ruas de Jerusalém. Nós fizemos o que aquele povo fez. Nós aclamamos Jesus, com nossa simplicidade.
Os ramos foram o meio que aquele povo achou para aclamar Jesus como rei. Eles arrancavam galhos e os jogavam com seus mantos pelas ruas para Jesus passar.
Nós somos esse povo que resiste na fé. Nós somos esse povo, que ainda que o mundo queira entrar por nossas casas com seu vazio pintado e maquiado de felicidade, não abre mão da fé. Nós somos esse povo que sente a presença de jesus em nossos corações.
O Papa Bento XVI no ano passado abriu o ano da fé. Ele disse que é preciso cuidar da fé. Se não cuidamos de nossa fé, ela fica vulnerável aos ataques. Imagine sua casa se você não cuida, deixa vulnerável. O ladrão entra e leva tudo que você tem. Se sua casa precisa de cuidados, assim a sua fé.
Vivendo o domingo, vivendo a páscoa semanal, alimentando semanalmente da palavra de Deus você defende a sua fé e ai podem dizer o que quiserem porque você não vai estar vulnerável. Você conhece a sua igreja de dentro pra fora. Os inimigos da igreja só a conhecem do lado de fora.
Nós sabemos que apesar de nossas dificuldades, Deus está na nossa vida. Ele caminha do nosso lado.
Essa semana é uma semana de fortalecimento de nossa fé. Nós precisamos de uma fé fortalecida, uma fé capaz de vencer o mundo de cabeça erguida como Jesus enfrentou. Ainda que todas as nossas forças estejam indo embora, a nossa fé nos manterá em pé.
Aquele que crê não será decepcionado. Vamos dar um banho em nossa fé nessa semana. Olhemos pra Jesus profundamente nessa semana e vamos colher dele as graças que precisamos para nossa vida espiritual.
Uma boa semana santa para todos.

CLIQUE EM NOSSO BLOG, A ESQUERDA DE SEU VÍDEO NA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA PARA PARTICIPAR DAS CELEBRAÇÕES DESSE SEMANA.








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!