segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PALAVRA DO PÁROCO - OUTUBRO.2012




Estimados:




“Feliz aquela que acreditou!” (Lc, 1, 45)


Mais uma vez chegamos à novena e festa da padroeira do Brasil e de nossa paróquia.
Tempo forte de retiro para toda a comunidade que, pelas celebrações e pela devoção, tem a oportunidade de crescer na fé.
Cada noite da novena, cada reflexão feita pelos sacerdotes convidados, serão, com toda certeza, ocasião de encontro com Deus, pela intercessão carinhosa de Maria.
Este ano, vamos viver, em comunhão com toda a Igreja, a experiência de refletir sobre a importância da fé e suas conseqüências. O Papa Bento XVI abrirá no próximo dia 11 de outubro de 2012, o ano da Fé. Ocasião em que se celebrará o cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e também se completará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Papa João Paulo II, que ilustra a força e a beleza da fé, como disse Bento XVI, na  Carta Apostólica Porta da Fé.
A fé é considerada uma das coisas mais lindas que um ser humano pode ter!
Pela fé podemos ser diferentes e ver o mundo de uma forma especial.
Dom de Deus, plantada em nós pelo Batismo, que precisa ser cuidada, cultivada, para se chegar a uma maturidade razoável, que nos permita enfrentar as adversidades da vida.
Em tempos de comércio da fé, pelas religiões da prosperidade e da cura rápida, será para nós essa novena uma ocasião de esclarecimento também. Afinal, quanto mais claras as coisas são, melhor se vive o que é proposto.
Quem acredita maduramente, sem infantilidades ou fanatismo, nunca perde.
Estaremos, ao longo destes dias de novena e festa, em volta de Maria, aquela que foi totalmente feliz por acreditar! Ela é o modelo que a humanidade deveria seguir nesse assunto de fé e em todos os outros.
Totalmente disposta e aberta a Deus, Maria e sua vida representam a fertilidade para o desenvolvimento desse dom de Deus, que não se qualifica pela quantidade e sim pela qualidade.
Cuidamos para que os temas de cada noite, em sintonia com a liturgia do dia, tivessem condições de nos ajudar nesse retiro popular a sermos mais de Deus e mais comprometidos com a vida.
Peço a todos que se organizem para participar da novena toda, se possível!
Sei que não é fácil, sobretudo durante os dias de semana, visto as solicitações da família e trabalhos. Mas, quem se organizar, tenho absoluta certeza, sairá ganhando.
A partir do dia 03 de outubro, às 18h, a irmandade N.S. Aparecida rezará a novena perpétua (devocional à Mãe Aparecida) e às 19h celebraremos a Missa, com a presidência de alguns sacerdotes convidados.
No dia 07 de outubro, às 10 horas, teremos, na comunidade de São Cristovão (Quadra da Vila dos Comerciários 1), uma Missa especial, para celebrarmos a vida de todas as crianças, que são as homenageadas do dia 12 e também deste mês.
Dia 12 de outubro de 2012, teremos às 10 horas, a Missa festiva em honra à Senhora Aparecida, e às 17h, a procissão luminosa, saindo do parque Águas do Barão, em direção à Matriz de N.S.Aparecida, onde encerraremos as comemorações em honra à padroeira do Brasil, com a Celebração Eucarística. Pedimos que os devotos levem velas para a procissão.
Nossos festeiros, como nos anos anteriores, promovem durante a novena, um espaço de convivência, para prolongarmos o que celebramos na Missa, onde teremos comidas e doces, carinhosamente preparados para essa temporada. Vamos prestigiar essa promoção dos festeiros que, além de fortalecer a fraternidade, ajudará nas obras do acabamento da nossa Matriz Paroquial.
Aproveito para agradecer nossos festeiros, por todo empenho nos eventos, já iniciados no ano passado, e que chegam ao ápice nesta época tão bonita para todos nós. Que Deus os fortaleça na fé, e que o serviço que prestaram seja uma entrega pela fé e de fé, tão bonito quanto o de Maria, em prol do plano da salvação. Também agradeço o envolvimento de todas as pastorais, grupos e movimentos de nossa paróquia. Forças vivas que fazem a diferença e permitem também o êxito deste novenário e festa.
Que Maria, a Senhora Aparecida das águas do rio Paraíba, mãe de nossa gente, traga pra todos nós devotos, as bênçãos mais necessárias para este ano e para as lutas que temos embatido nesta vida!


Lorena, outubro de 2012.









Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!