Os fariseus põem Jesus à prova com um tema polêmico ainda
hoje: o divórcio. Para entender a pergunta deles, é preciso saber que, na
sociedade patriarcal daquele tempo, a mulher não era considerada mais que
simples propriedade do homem, o qual podia manda-la embora – ou seja,
divorciar-se – pelos motivos mais banais. Abandonada pelo marido, ela sofria as
piores difamações. A Lei de Moisés, portanto, ao prever a “certidão de divórcio”,
procurava defender a mulher nestes casos, pois essa certidão lhe servia como um
atestado de honra para buscar outro rumo na vida.
A resposta de Jesus, porém, não tem como horizonte uma
exceção feita por causa da dureza do coração humano e, o que é pior, para
justificar a dominação do homem sobre a mulher. A resposta de Jesus contempla o
amor de Deus ao criar o ser humano: ele os criou homem e mulher, para se unirem
e serem uma só carne, de modo que ninguém os separe. E Jesus vai além: comete
adultério não somente a mulher, mas também o homem que se divorcia.
Todos sabemos da dor e do sofrimento envolvidos em histórias
de casais que se separam, pois deixaram de se amar e de ser amigos por falta de
diálogo, de franqueza, de compreensão e de perdão. Sofrimento ainda maior se na
história estão os filhos, gerados de um amor que se prometeu eterno. E diante
da banalização do matrimonio em nossa sociedade, as palavras de Jesus aí estão,
a afirmar que ninguém tem o direito de se intrometer nele ou separar o que Deus
uniu.
Jesus nos convida a assumir a atitude das crianças. Elas,
como as mulheres de então, eram consideradas como simples posse. Como uma
criança que aprende convivendo com os pais e vendo a atitude deles, assim Jesus
nos convida a aprender do Pai, vendo a prática do Filho e assimilando seus
exemplos. Se recebermos o Reino como crianças, aprendendo as atitudes de jesus,
o amor que une, que perdoa e se doa será sempre a regra.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO" 07/10/2012
27º DOMINGO COMUM
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