quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - DEZEMBRO DE 2011


Estimados:


“Eu vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,10)
Mais uma vez, chegamos a uma época do ano onde as nossas cidades e casas se enfeitam de alegria e brilho: o Natal.
Porém, essa alegria exterior só tem sentido se preenchida por seu significado, aquele que os anjos trataram de situar os pobres pastores, que também foram à manjedoura do menino Deus.
O Salvador veio a nós! Deus veio ser um de nós, um para nós!
Haveria alegria maior para o coração humano experimentar?!
Penso que não, entretanto, há alguns que pensam que sim. Há quem pense que alegria é ter coisas novas, caras e bonitas; outros, serem importantes e aplaudidos por todos; e ainda os que definem a alegria como resultado do prazer egoísta que procuram e se entregam. Isso tudo pode até dar um sensação muito agradável a quem se ilude com essa classificação limitada de felicidade, mas nada há de eterno aí.
Para alguns, é difícil mesmo pensar a alegria contemplando uma criancinha deitada num berço de palhas, rodeado de animais; afinal, as nossas coisas hoje são tão sofisticadas e cheias de tecnologia!
Eis o nosso desafio: perceber que Deus nos visitou e nos visita através da simplicidade. Se não formos um com os pastores de Belém, seremos os mais iludidos sobre a felicidade, durante toda a nossa vida.
Por isso é bom ouvir a Palavra de Deus nesses quatro domingos que antecedem o Natal, a que chamamos Tempo de Advento. Ao nos encontrarmos como irmãos na comunidade, para a preparação do advento, somos convocados a entender de que modo Deus veio a nós e virá novamente. Senão, vamos ficar como que abobados, achando bonito somente as decorações natalinas, e então, correremos de novo feito doidos ao comércio, para mais uma troca de presentes, quando, de fato, o sentido profundo vai se perdendo em nós.
Deus quer nos anunciar e reanunciar a verdadeira alegria!
No mistério do Natal de seu Filho, quer que sejamos, de fato, revestidos de Luz, e nos pedirá que tenhamos um espírito missionário, no sentido de esclarecermos nossos irmãos a respeito de Quem é, de fato, a verdadeira alegria: Jesus!
Peço a todos que se envolvam na novena de natal, que tradicionalmente fazemos todos os anos, e que motivem o maior número de pessoas para também viverem a liturgia dos domingos do advento, que ainda restam.
E vamos prestigiar as missas solenes desta época: dia 24 de dezembro, às 20 horas, em nossa Matriz Paroquial; no dia 25 de dezembro, nas comunidades, não teremos missa no período da manhã e na Matriz Paroquial, horário normal, 19h00 e por fim, que Deus possibilite a graça de estarmos juntos na última missa do ano, dia 31 de dezembro, às 20 horas, também em nossa Matriz Paroquial.
Feliz Natal para todos, com o desejo de bênçãos especiais!

Lorena, dezembro de 2011.


Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!