quarta-feira, 24 de junho de 2009

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


Evangelho: Lucas 1, 57-66.80
Ele se chamará João.

A igreja celebra hoje a Solenidade do Nascimento de João Batista. O evangelho de Lucas no-lo apresenta como uma espécie de ‘precursor’ de Jesus, e nós tendemos a recordá-lo como o que batizou Jesus. O mesmo evangelho de Lucas nos mostra, mediante um interessante paralelo, as semelhanças entre a missão de João e a de Jesus.

João Batista convocou a todo o povo às margens do rio Jordão com a mensagem de se arrependerem dos pecados. A imersão batismal simbolizava essa transformação radical. Os que recebiam esse banho purificador se comprometiam a deixar os velhos caminhos da religião ritualista e sem compromisso, para encaminhar-se pela aventura do deserto pessoal, onde o único guia era o espírito impetuosos da novidade divina.

A ação de João não era de fazer alarde que vá à frente da procissão, mas a de um autêntico enviado de Deus que estava ali como emissário do Senhor e não por casualidade. Celebremos hoje o nascimento daquele personagem que desde seu nascimento começou a cativar os corações de seus contemporâneos, e que haveria de levar sua missão à plenitude ao entregar a Jesus a chama do anúncio profético da Boa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!