sábado, 27 de junho de 2009

Evangelho: Mateus 8, 5-17 - SÁBADO - 27 DE JUNHO


Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia.

Quando o cristianismo nasceu como movimento social e religioso, sua reduzida quantidade de integrantes lhe permitia ter um diálogo aberto e criativo com a grande variedade de expressões religiosas da época.

A manifestação de fé do centurião vai além das expectativas de todos, inclusive do próprio Jesus, que fica surpreso com a resposta clara e serena do oficial romano. O centurião não pedia um favor para si, mas para um de sua ‘casa’; para uma pessoa que, embora vivesse sob o regime da escravidão, estava sob sua direta responsabilidade.

E o que mais nos surpreende nesta cena é que o oficial romano se coloca praticamente “às ordens” de Jesus, contrariando todas as regras sociais daquele tempo. Certamente, Jesus vendo a poderosa fé do centurião, passa por cima de todas as barreiras e, por meio do próprio oficial, comunica uma palavra de vida, fé e esperança a toda a ‘casa’ do oficial romano. Jesus cura valorizando a fé do centurião. Por meio da fé também podemos curar esta sociedade enferma, cujas feridas nos parecem às vezes incuráveis. Mas não nos esquecemos de que “para Deus nada é impossível”. (Lucas 1, 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!