quinta-feira, 30 de abril de 2009

PROSSEGUE A 47ª ASSEMBLEIA DOS BISPOS EM ITAICI: CEBs EM PRIMEIRO PLANO - NOTÍCIAS DO DIA 28/04


Itaici, 28 abr (RV) - Prosseguem os trabalhos da 47ª Assembleia dos Bispos do Brasil, em Itaici. O dia começou com a santa missa presidida pelo bispo de Floresta (PE), Dom Adriano Ciocca Massino, que destacou, em sua homilia, a realidade e importância das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), chamando a atenção para a opção que a Igreja faz pelos pobres.

"É necessário – disse Dom Adriano, que é responsável pelas CEBs no Brasil – dar maior impulso às comunidades eclesiais de base a nós confiadas, fortalecendo as existentes e fundando outras, especialmente nas periferias urbanas e rurais mais afastadas e esquecidas."

Durante a celebração eucarística desta manhã Dom Adriano deu destaque ainda, aos mártires da América Latina, por terem assumido "o compromisso de ficar ao lado dos pobres e excluídos".

No próximo mês de julho, de 21 a 27, Porto Velho hospedará o 12º Encontro Intereclesial de CEBs, cujo tema tratará da Amazônia.

Já os trabalhos da manhã de hoje, no Auditório Rainha dos Apóstolos, se concentraram na síntese dos encontros de grupos, referente ao tema prioritário "Iniciação à vida cristã", ao Manifesto em favor da família; Ano Catequético e Eleição para o suplente no CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano). Foi tratado ainda o assunto da comunicação na Igreja e feitas algumas comunicações pela Comissão da Doutrina da Fé.

Na parte da tarde será apresentada a Mensagem para o dia do Trabalhador, como também temas diversos referentes ao Setor Mobilidade Humana; Campanha para Evangelização; Conferência Nacional de Institutos Seculares (CNIS).

Ontem à noite, a voz de Dom Hélder Câmara foi ouvida novamente em sua histórica oração "Mariama", no Auditório Rainha dos Apóstolos.

Dom Hélder foi recordado numa homenagem da CNBB, por ocasião do centenário de nascimento. Em seu discurso, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, recordou que Dom Hélder foi "um homem de muitas atividades e grandes iniciativas, que recebeu de muitos o reconhecimento por sua atuação em favor da paz e da justiça". Recebeu 25 prêmios nacionais e estrangeiros. Foi-lhe conferido o título de "doutor honoris causa", por mais de 30 Universidades de várias partes do mundo" − lembrou Dom Geraldo.

A amiga e colega de trabalho do Dom Hélder, Marina Bandeira contou sobre o trabalho do arcebispo no Rio de Janeiro.

O arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, também deu seu testemunho sobre o papel de Dom Hélder na Igreja no Brasil, ao longo do século XX: "Dom Hélder ficou marcado pelos grandes contextos sociais de seu tempo, principalmente no âmbito do regime militar, que o acusou de ser comunista" − disse Dom Pires.

A noite foi abrilhantada pelo Coral Arquidiocesano de Campinas (SP) que emocionou os participantes da sessão com o canto "O pastor da paz", composição de Pe. José Freitas Campos, que lembrou a figura de Dom Hélder.

Lembramos que o tema central da Assembleia é "Formação presbiteral: desafios e diretrizes".

Ainda nos trabalhos desta manhã, deu-se realce ao Ano Catequético. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!