terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RESUMO DA HOMILIA DE DOMINGO - 04/01/2009


Neste domingo o Evangelho nos leva à história dos três Reis Magos. Magos que seguiram uma estrela em busca do encontro com o Rei dos Judeus.

Na cultura de alguns povos antigos e também dos judeus, quando surgia uma nova estrela no céu, era um aviso de que nascera um novo rei.

Seguiram então o sinal em busca deste encontro. Enquanto caminhavam, avistaram o palácio do rei Herodes, e perguntaram se ali havia nascido um rei, Herodes assustado com aquela pergunta, respondeu que não.

Os magos então continuaram a viagem e novamente voltaram a ver a estrela e sentiram uma alegria muito grande e quando entraram na casa, viram o menino com Maria sua mãe, ajoelharam diante dele e o adoraram!

O padre Rodrigo nos levou a refletir sobre a importância de seguirmos uma “estrela”, de termos uma luz a nos guiar pelo caminho da vida. Esta luz deve ser Jesus!

Os magos quando avistaram um castelo, logo imaginaram: aqui deve ter nascido o Rei dos Judeus. Mas para espanto de muitos, o Rei nasceu num lugar muito simples, onde a única luz a brilhar, era da sua própria existência.

Jesus não só se mostrou como também anunciou a que veio. Ele não só apareceu, mas trouxe consigo a história da Salvação. Apesar de muitos esperarem um salvador político, rico, poderoso, Ele se apresentou como Rei, mas com o brilho de sua essência e não o brilho efêmero das aparências.

Mostrou-se por inteiro, indicou o caminho, nos autorizou a chamar Deus de Pai e revelou-se aos simples de coração. Indicou uma forma autêntica, verdadeira e feliz de viver e se relacionar. Veio nos mostrar o caminho da verdade e do amor e trouxe-nos palavras de vida eterna.

Deixemos que a luz do menino Jesus, a mesma que iluminou o céu e toda a terra naquela noite em Belém, ilumine também as nossas vidas e reflita nas nossas atitudes, nos nossos sentimentos, no brilho do nosso olhar!

O Padre dizia que “rapadura é doce, mas não é mole” e que a igreja e o mundo precisam de homens e mulheres preparados para a dureza da vida, merecedores do doce reservado àqueles que perseveram para se tornarem pessoas melhores a cada dia, pessoas dispostas a contagiar e mudar o meio em que vivem, com a luz que há dentro de cada um, esta luz que é Jesus!

Rívia Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!