quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

COMENTÁRIO DE RÍVIA RAMOS ENFATIZANDO A PRIMEIRA LEITURA DE DOMINGO - 18/01/2009 - SEGUNDO DOMINGO COMUM


A primeira leitura deste domingo, nos fala de Samuel. A passagem onde ele estava dormindo e ouve uma voz que lhe chama: “Samuel, Samuel!” Ele pensa que era Eli que lhe chamava e por três vezes responde: “Tu me chamaste, aqui estou.” Eli então, compreendeu que era o Senhor quem chamava Samuel, então o orientou. Quando ouvires novamente o chamado, responde: “Senhor, fala que teu servo escuta.” Samuel volta para o seu quarto para dormir e o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.

Não devemos tapar nossos ouvidos ao chamado de Deus, precisamos parar para ouvi-lo. Colocar-nos na condição de servo, que deixa tudo para atender ao seu Senhor. À medida que nos colocamos como servos atentos percebemos sua presença constante em nossas vidas, assim como na vida de Samuel.

A leitura de hoje nos mostra que Deus estava com Samuel e nenhuma palavra caia por terra. Samuel não deixava nenhuma palavra se perder, era atento, meditava, ouvia e seguia atentamente as instruções do seu Senhor.

É isso que Deus quer fazer hoje por nós. Ele nos chama, quer nos falar, quer nos orientar, nos ensinar o caminho que devemos seguir. Ele quer cuidar de nós, quer estar junto de cada um de nós, durante todo o tempo.

Busquemos a prática da leitura diária da Palavra de Deus e também da Eucaristia, onde Deus se faz presente e próximo de nós. Ele tem muito a nos dizer. Através de sua Palavra, Ele nos fala com clareza, como um pai que fala com seu filho.

Fala Senhor, que teu servo escuta!

Um comentário:

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!