terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Homilia do Pe Murilo - 06.01.2009


Meus queridos irmãos, eu gosto sempre de olhar a natureza e olhando a natureza, a gente contempla que as árvores mais fortes e que duram mais anos são aquelas que estendem mais as suas raízes, são aquelas que têm raízes sólidas.
Por que eu gosto sempre de pensar nas árvores, na natureza? – Porque nos ensinam a entender o cristianismo.
O cristianismo tem também as suas raízes sólidas, firmes. Estão lá no início da Igreja onde tantos homens, tantas mulheres entregaram a sua vida e por causa deles, nós recebemos os ensinamentos que temos hoje e nós estamos vivendo justamente a alegria do tempo do natal.
A Epifania de Jesus manisfestado ao mundo está nas raízes do cristanismo.
Jesus manifestado ao mundo deve ser realmente manifestado ao mundo; não somente àqueles que foram batizados. Não somente àqueles que têm fé, mas para todo o mundo.
Bonito é podermos contemplar aqueles homens que deixaram suas terras no Oriente e vieram adorá-lo. Por quê?
- Porque era um sinal, a estrela de Belém.
Hoje a igreja nos tem despertado e em 2007 nós tivemos em Aparecida a conferência Latino Americana, onde nossos Bispos nos recordaram que nós discípulos, nós que nos alimentamos do Senhor, nós que partilhamos da mesa sagrada do Senhor, sejamos também missionários. Levemos a todos a alegria do evangelho e da boa nova do Senhor.
Foi assim que a igreja nasceu. Foi assim que a igreja se firmou, porque homens e mulheres não tiveram medo de entregar a própria vida. Sofreram, foram desprezados, rejeitados; os apóstolos foram todos martirizados, Paulo perdeu a sua cabeça, mas o amor que eles tinham para com Nosso Senhor era muito maior do que o amor que tinham para com sua própria vida.
São raízes do Cristianismo e nós vimos também nesse tempo a carta de São João que hoje vem nos falar manifestando a nós que Deus é amor.
Quem ama permanece em Deus e Deus nele. Quem não ama é porque não conheceu a Deus. Temos que parar e pensar:
- Por que vamos à missa? Por obrigação ou por amor?
Muita gente diz: Já fiz minha obrigação, já fui à missa.
Quem vai à missa por obrigação é porque ainda não entendeu o sacrifício de Jesus. Ele não quer nossa obrigação, mas o nosso amor. Ele nos amou profundamente e quer que correspondamos com nosso amor. Então deixe a obrigação pra lá e viva essa dimensão que é o amor, pois é assim que o Senhor quer.
Os padres e irmãs consagradas não se casam e por isso não vivem amores profundos, mas quem é casado certamente, no tempo de namoro, noivado falava do namorado, do noivo pra todo mundo, mesmo para aquelas pessoas que não gostassem deles e muita gente casou contra a vontade dos pais. Então: - É esse amor que nosso Senhor quer de nós. Um amor apaixonado que nos leva a dar a vida pelo que acreditamos.

Padre Murilo –
Pároco da Paróquia N.Sra de Fátima hoje celebrando no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Um comentário:

  1. Gostei muito da homília do Pe. Murilo, e gosto de visitar esse blog me alimento das palavras.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!