sábado, 23 de agosto de 2008

O tesouro escondido

Mt 13,44-46

- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.

- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.

Comentário do Evangelho O enígma das parábolas

Nas memórias de Jesus, elaboradas pelas primeiras comunidades, são abundantes as parábolas e as narrativas de milagres. O enigma das parábolas e o espantoso dos milagres são atraentes para uma piedade mais superficial. Contudo, um amadurecimento progressivo leva a uma compreensão maior do mistério da encarnação.
Estas duas parábolas de hoje podem ser associadas ao conselho da opção pela pobreza proposta por Jesus na passagem do encontro com o jovem rico: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me".
Nossa vocação consiste em estarmos disponíveis para a partilha e para o serviço à vida, principalmente onde ela é mais ameaçada. Podemos descobrir o "tesouro" do Reino na própria realidade do mundo de hoje. É a misericórdia para com os excluídos e marginalizados. É a solidariedade para com os empobrecidos por esta sociedade competitiva e exploradora. É o serviço e a partilha com os mais necessitados. É o empenho na implantação da justiça que permita a todos o usufruto dos bens deste mundo. É a alegria do convívio fraterno e da comunicação do amor.
Rosa de Lima, padroeira da América é lembrada como aquela que desapegou-se de todos os bens para colocar-se a serviço dos pobres.

Oração
Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!